No Japão, Secretário Adjunto da Defesa Civil participa de treinamento da Jica

FB IMG 14320822972201

Foto: Divulgação SDC/SC.

Já está em Tókio, no Japão, a equipe de Santa Catarina que participa de um treinamento da Agência de Internacional de Cooperação – JICA. A formação oferecida pela Jica, prevê conhecimento técnico nas áreas de Desastres de Sedimentos, Alertas e Mapeamento e Planejamento para Expansão Urbana.

A equipe Catarinense é formada por dois representantes do Estado. Um é o Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli e o segundo participante é servidor do Planejamento do Estado.

De acordo com Moratelli, no primeiro de trabalho, houve apresentação resumida do treinamento. “Foram repassadas todas as informações sobre a nossa estadia no Japão e detalhes como funcionam o Centro Internacional, alojamentos, roteiros, uso do cartão de saúde e recebemos um manual de instruções para situações de desastres como terremotos, tornados, tempestades e ou incêndios,”destacou.

No período da tarde, o grupo em treinamento seguiu para a sede da Jica, onde foram recebidos pelo Diretor Geral do Departamento de Redução de Risco de Desastres, Mimura Satoru e por uma equipe técnica. Satoru expressou a satisfação de receber o grupo, considerado seleto.

Ainda na segunda-feira, 18 o grupo que conta com representantes de Estados, Municípios e Governo Federal brasileiro se dirigiram para o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo. “O primeiro dia de visitas foi finalizado com apresentação da equipe que irá acompanhar a equipe brasileira pelos próximos dias. Conhecemos os profissionais japoneses através do Diretor Geral SABO – prevenção a desastres de sedimentos,  Hiroyuki Ohno.

Os brasileiros participam da capacitação por 33 dias. No entanto, as atividades já estão no segundo. Nesta terça-feira, 19, os trabalhos se concentraram no Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo. Foram apresentados dados do desastre mais recente registrado em Hiroshima, em agosto do ano passado, quando choveu 257mm, em apenas um dia. Desse volume, foram 213mm, em apenas três horas e o pico de 101mm em apenas uma hora de temporal.

O saldo desse evento climático severo e natural foi: 107 fluxo de detritos, 59 queda de encostas e 74 mortes. Moratelli ressaltou que o Diretor da Área de Planejamento e Divisão Sabo, Atsushi Okamoto lembrou da dificuldade em emitir os avisos com antecipação prolongada e a dificuldade em evacuar as áreas. “Isso ocorreu por causa da hora de registro da ocorrência. Foi durante a madrugada,”informou.

Conforme Rodrigo, as explicações do Governo Japonês dão conta que logos após o episódio, novas ações preventivas foram definidas. Segundo ele, todos os municípios seguem protocolos de alertas. Conforme a severidade do evento que se aproxima, alertas são emitidos aos prefeitos, que tomam a decisão de evacuar a área. “O prefeito é o responsável por replicar esse aviso a população.” Enfatizou.

Para tanto, os dados japoneses demonstram que apenas 12% dos avisos emitidos se concretizam.

Ainda no segundo dia de atividade, no período da tarde, a equipe se encaminhou para o Setor de Prevenção de Desastre. Foram recebidos pelo Diretor, Koji Miyatake, que é o responsável pela emissão dos avisos/alertas.

No final do ano passado, dois profissionais da Defesa Civil de Santa Catarina e técnicos de outros municípios catarinenses e brasileiros participaram da primeira fase de capacitação. Relembre!