No RJ, Defesa Civil SC avalia planos de ruptura e fluxo nos municípios do Projeto Gides

carol rj

A diretora de Resposta aos Desastres da secretaria de Estado da Defesa Civil SC, Caroline Margarida, participou da 5ª reunião técnica do Projeto Gides. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (24) e sexta (25) no auditório do CPRM – Serviço Geológico do Brasil – no Rio de Janeiro. Na reunião foram apresentados os Planos de Intervenção elaborados a partir de dois manuais (o Plano de Intervenção para Fluxo de Detritos e o Plano de Intervenção para Ruptura de Encosta) e o Formulário de Planejamento de Intervenções para Deslizamentos e Fluxo de Detritos.

Conforme a diretora, os planos (fluxo e ruptura) estão sendo desenvolvidos nos municípios pilotos do Projeto Gides, Nova Fraiburgo (fluxo), Petrópolis (ruptura) e Blumenau ( fluxo e ruptura). “As equipes envolvidas apresentaram os planos e as medidas estruturais selecionadas”, sintetiza. A proposta é que os planos integrem os respectivos manuais que estão sendo elaborados e sirvam de modelo para os demais municípios brasileiros.

carol rj 2

Além da  secretaria de Estado da Defesa Civil SC, participaram do encontro representantes do Ministério das Cidades, Ministério da Integração Nacional, Governo Federal, prefeituras, Governos Estaduais, equipe de consultores da Agência de Cooperação Internacional (Jica) e especialistas convidados.