Nota Hidrometeorológica Defesa Civil – Epagri 30/10

Nota Hidrometeorológica

Defesa Civil de Santa Catarina e EPAGRI/CIRAM

Elaborado em 30/10/2023

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para a semana entre 30 de outubro e 03 de novembro de 2023.

Como indicado na previsão, a segunda-feira (30) iniciou com a atuação de instabilidades combinadas a um sistema de baixa pressão, o que favorece a ocorrência de chuva e temporais desde a madrugada em áreas do Grande Oeste e divisa com o RS. Com a presença de calor ao longo do dia, os temporais se espalham por todo o estado até a madrugada da terça-feira (31), e vem acompanhados de chuva intensa com raios, rajadas de vento e granizo, o que pode provocar destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Neste período são esperados acumulados de chuva entre 50 e 75 mm no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis e entre 20 e 40 mm nas demais regiões do estado. Pontualmente estes acumulados podem ser maiores.

No decorrer da terça (31) e da quarta-feira (01), a instabilidade diminui e não são esperados volumes de chuva significativos. Há apenas condição para pancadas de chuva isoladas em áreas do Grande Oeste entre as tardes e noites.

Entre a quinta (02) e a sexta-feira (03), um novo sistema de baixa pressão volta a trazer temporais para Santa Catarina. Entre a tarde e a noite de quinta os temporais ocorrem no Grande Oeste e em áreas de divisa com o RS e no decorrer da madrugada e manhã de sexta se espalham para as demais regiões do estado com risco para alagamentos, enxurradas, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nesses dois dias, são esperados acumulados entre 60 a 90 mm com pontuais de 100 mm a 120 mm no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte da Grd. Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões os volumes de chuva variam entre 30 e 50 mm.

Entre a sexta (3) e o sábado (04) um ciclone extratropical se forma sobre o mar e provoca agitação marítima e risco de ressaca na costa catarinense. O vento também intensifica entre o Meio-Oeste e o litoral, com rajadas entre 50 e 70 km/h, principalmente nas áreas da Serra e Litoral Sul.

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

As chuvas ocorridas ao longo do final de semana fizeram com que os níveis dos rios no estado aumentassem, atingindo níveis de alerta e emergência nas regiões do Vale do Itajaí e no Grande Oeste, principalmente na Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, causando também diversos locais com alagamentos e enxurradas. Ainda ao longo do domingo (29), os rios já apresentavam recessão, mantendo essa tendência ao longo da madrugada e manhã desta segunda-feira (30).

Devido a previsão de chuvas intensas entre essa segunda e terça-feira (31), a tendência é que os níveis voltem a subir, trazendo risco ALTO para ocorrências de enxurradas e alagamentos nas bacias hidrográficas das regiões do Planalto Sul, Meio-Oeste, Litoral Sul, Litoral Norte e Grande Florianópolis. Já nas bacias das regiões do Planalto Norte e Vale do Itajaí o risco é MUITO ALTO também para ocorrências de inundações graduais, devido aos níveis dos rios já estarem em contas de alerta ou emergência.

Figura: Bacias hidrográficas do estado de Santa Catarina. Fonte: DCSC

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

Defesa Civil de Santa Catarina – CIGERD (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres)

EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina