Nota Hidrometeorológica e Geológica SDC/SC 14/04 – Chuvas intensas e volumosas elevam risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas. Palhoça registra cerca de 500 mm chuva entre sábado (13) e domingo (14), cerca de 4 vezes o esperado para todo o mês

Meteorologista chefe: Felipe Theodorovitz

Meteorologista: Nicolle Reis

Geólogo: Matheus Klein Flach

Hidrólogo: Dieyson Pelinson

Desde a última quarta-feira (10), a circulação marítima mantém a chuva persistente e volumosa no Litoral de Santa Catarina. Nos últimos 4 dias, segundo dados das estações meteorológicas oficiais da EPAGRI, INMET e CEMADEN, Tabela 1 abaixo, foram registrados mais de 200mm de chuva em áreas do Litoral Sul e Grande Florianópolis, com pontuais em torno de 325mm e 377mm em Praia Grande e Garopaba, respectivamente.

Tabela 1: Maiores volumes de precipitação registrados nos últimos 4 dias de acordo com estações meteorológicas oficiais da Epagri/Ciram, INMET e CEMADEN.

Desde a noite de sábado (13), a região mais atingida por alagamentos e deslizamentos foi a Grande Florianópolis. Os acumulados nas últimas 24 horas mostram que foram vários os municípios que registraram volumes acima de 100mm. Adicional a esta informação, uma estação pluviométrica particular da concessionária ARTERIS S.A., localizada no município de Palhoça, na localidade da enseada do Brito, na BR 101 – Morro dos Cavalos, registrou cerca de 215mm entre a meia noite e às 5h deste domingo (14), o que corresponde a cerca de duas vezes o esperado para o mês de abril em um curto período de tempo. Entre sábado e o início deste domingo foram 500mm. Nos últimos quatro dias (de quarta-feira até hoje) o total soma 666mm, sendo cerca de 5 vezes o esperado para o mês de abril em apenas 4 dias.

Este volume de chuva extremo, mostra como a influência local da orografia influencia as regiões de chuva volumosa em eventos de circulação marítima no litoral.

Tabela 2: Maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24 horas na Grande Florianópolis de acordo com estações meteorológicas oficiais da EPAGRI/Ciram, INMET e CEMADEN.

Em decorrência dos altos acumulados de precipitação observados desde a última quarta-feira (10) até este domingo (14) no litoral catarinense, o solo na região da Grande Florianópolis e Litoral Sul apresenta-se encharcado, auxiliando na instabilidade e favorecendo as condições para deslizamentos.

Com isso, foram observadas ocorrências de deslizamentos em diversos municípios destas regiões, sendo necessário a população estar atenta aos sinais de deslizamentos, como inclinação de postes e muros, trincas nas paredes das casas e estalos em regiões de encostas principalmente nas áreas em laranja e vermelho do mapa.

Figura 1: Mapa de risco para deslizamentos entre o Litoral, Vale do Itajaí e parte dos Planaltos catarinense. Fonte: SDC.

As chuvas ocorridas ao longo da madrugada deste domingo (14), associadas aos volumes já registrados, causaram alagamentos e enxurradas em diversos municípios, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte de Santa Catarina. Ainda, ao longo desta madrugada ocorreu elevação do rio Cubatão, no município de Santo Amaro da Imperatriz, onde o nível do rio chegou a 4,80m, em nível de alerta, porém já apresentando recessão ao longo da manhã, com nível de normalidade (3,33m – 12hs). Situação parecida verificada no rio Itajaí-Mirim, no município de Brusque, onde o nível verificado na estação de monitoramento chegou a 4,09m, em nível de atenção, também apresentando recessão ao longo da manhã, retornando a nível de normalidade (3,09m – 12hs). O principal ponto de atenção é na bacia hidrográfica do rio Tijucas, o rio de mesmo nome segue em elevação gradual, devido às águas advindas das regiões de cabeceira. O rio segue em nível de normalidade, em 4,76m (12hs) na estação de monitoramento localizada no município de São João Batista.

Ao longo deste domingo, o risco segue alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas, podendo ocorrer extravasamentos em rios menores, como córregos e ribeirões. Já nas bacias hidrográficas da Grande Florianópolis o risco é moderado para ocorrência de inundação gradual, principalmente nas bacias hidrográficas dos rios Tijucas e Cubatão.

Recomendações para a população:

Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.

Evite trafegar em áreas alagadas, e sobre pontes e pontilhões encobertas ou onde o nível dos rios estiverem elevados.

Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro.

Para acompanhar os Avisos e Alertas Meteorológicos emitidos pela SDC, envie uma mensagem de texto para o número 40199 com o número do seu CEP.

#DEFESACIVILSOMOSTODOSNÓS