Nota Ofcial Defesa Civil SC sobre barragens e radar meteorológico

boletim
Sobre elevação da barragem de Ituporanga e informações do Radar foram decisivas para a operação das barragens e diminuição da cota de inundação no Alto Vale
 
A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina – SDC – vem a público esclarecer a estratégia de contenção de cheias utilizada para a Bacia do Vale do Rio Itajaí-Açu, especialmente no que se refere à operação das barragens de Ituporanga e Taió, monitoramento meteorológico de curtíssimo prazo (radar de Lontras) e monitoramento hidrológico.
 
No decorrer da semana os modelos e as previsões meteorológicas indicavam a possibilidade de eventos adversos, trazendo como consequência volumes significativos de chuvas para o Alto Vale e outras regiões do Estado. A partir da última quinta-feira (24), as previsões se confirmaram e no decorrer dos dias até este domingo (27), todos os trabalhos de emissões de avisos e alertas meteorológicos foram publicados, e as equipes da SDC permaneceram atentas e prestando todo o apoio aos municípios. Neste quesito temos sempre a valorosa contribuição da equipe da EPAGRI/CIRAM, 24 horas por dia.
 
Diante de um quadro preocupante em razão dos acumulados até o dia de ontem, sábado (26), durante a madrugada iniciaram-se as operações de comportas na barragem de Ituporanga, sendo inicialmente 2 delas (das 5 existentes) fechadas. Pela manhã, no entanto, ao se realizar o monitoramento das condições meteorológicas com a utilização do radar de Lontras, pode-se constatar que os volumes mais significativos de chuvas começaram a se concentrar no norte do Estado. Isto possibilitou que a decisão de se fechar completamente as comportas da barragem de Taió e uma terceira comporta de Ituporanga fosse tomada. As situações hidrológicas, tanto no município de Ituporanga como em Rio do Sul, exigiam uma rápida intervenção, e a celeridade só foi possível com o apoio das informações do radar meteorológico e da sobre elevação das barragens. No presente momento, dia 27/09 – 20:30h, o Alto Vale do Itajaí continua demandando especial atenção, pois as bacias hidrográficas do Vale Sul (Ituporanga), encontram-se saturadas e com estado de atenção ou emergência, porém a tendência é de melhora a partir de então.
 
As medidas de sobre elevação da barragem de Ituporanga permitiram que as manobras operacionais das comportas pudessem ser efetuadas com antecedência, e no final do dia, por volta das 17 horas, todas as 5 comportas foram fechadas. Na situação anterior, tendo o reservatório a altura de 29 metros e uma capacidade de acumular cerca de 97,5 milhões m³ de água, o nível apurado às 20:00 h (28,4 metros) estaria comprometendo 92% de sua capacidade. No entanto, com a sobre elevação em mais de 2 metros do vertedouro, o acúmulo de 28,4 metros de água representaram um comprometimento do reservatório de cerca de 82% de sua atual capacidade – 110 milhões m³.
 
O reflexo dessa medida (sobre elevação) proporcionou antecipar as operações de comportas com tranquilidade e evitar que as águas chegassem ao vertedouro (de acordo com cálculos efetuados), fazendo com que o nível do rio, em Rio do Sul, tivesse uma resposta de estabilização e diminuição de maneira mais rápida, tendo-se o nível de 7,23 metros como o máximo registrado até o momento.
 
Ainda que a entrega do radar meteorológico de Lontras não tenha sido completamente concluída, o que deve ocorrer somente em Novembro, mas estando em pleno funcionamento, abriremos uma exceção e colocaremos novamente o link no ar (até o final das operações). Assim que a última etapa for finalizada esse link deve ser efetivado nos sites da SDC e da Epagri/Ciram.
 
Solicitamos a todos que acompanhem as informações prestadas pela Secretaria de Estado da Defesa Civil acerca de todas as ações empreendidas em prol da proteção de nossa população.
 
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Diretoria de Prevenção
Gerência de Monitoramento e Alerta