Novo modelo de kit de transposição é instalado em Cunhataí

IMG-20150723-WA0017

Foto: Divulgação SDC/SC

Com a ponte da Rua João Shenem, em Cunhataí foi danificada pelo tempo e a força da natureza. Diante da falta da estrutura que tinha sei metros de extensão por 08 de largura, o município, em caráter emergencial solicitou a apoio para reconstrução da estrutura à Defesa Civil de Santa Catarina.

A solicitação foi feita pelo prefeito, Marcos Antonio Theisen ao Secretário de Estado, Milton Hobus. De acordo com Hobus, a determinação foi para uma vistoria. O trabalho foi imediatamente executado pelo coordenador regional – Coredec, Rogério Golin. O Coredec fez o levantamento, repassou o laudo para a Diretoria de Resposta aos Desastres, em Florianópolis.

Diante do documento, o Secretário liberou o valor de R$ 122.377,40. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec e foram destinados para a montagem de um kit de transposição de obstáculos urbano.

A estrutura fornecida pelo Estado é de 10 metros de extensão e 10 metros de largura. Em contrapartida, o município investiu R$ 42 mil. “Agora tem de verdade uma ponte bem feita, foi aumentado seu tamanho para que não estrangule a vazão do rio e com certeza vai resolver o problemas de alagamentos no município,”enfatizou.

Hobus reforçou ainda que o processo foi mais célere que padrões convencionais. Em 20 dias a estrutura ficou pronta com a construção das cabeceiras. Também lembrou que o projeto é mais econômico para o ente público. “Com certeza se fossemos fazer uma ponte tradicional, concretada no local, custaria no mínimo o dobro e demoraria pelo menos quatro ou cinco meses para ficar prontas,” disse.

O Secretário garantiu ainda que este projeto não é novo. Em Penha, no Litoral Norte uma estrutura semelhante foi instalada. Em poucos dias a estrutura foi montada sobre o rio Iriri. A ação foi realizada, em 2014.

Recentemente, o prefeito de Modelo, no Oeste teve uma estrutura comprometida pela força da natureza. Por conta disso, a administração municipal teve que interditar uma ponte, na rua do Comércio, no centro. A iniciativa foi por questão se segurança devido a avarias na estrutura, após as cabeceiras terem sido danificadas pela erosão.

De acordo com o prefeito, Ricardo Luis Maldaner, a situação deixou o fluxo de veículos complicado na área central, já que os motoristas tem que buscar caminhos alternativos para circular pelo perímetro urbano. “Vamos decretar Situação de Emergência para tentar viabilizar a obra com rapidez, já que o trânsito está prejudicado e torna deficiente o escoamento da produção,” afirmou.

Diante disso, Maldaner esteve na Secretaria e Estado da Defesa Civil, em busca de possível parceria para solucionar o problema. Em audiência, o Secretário, Milton Hobus, ambos avaliaram a situação e Hobus se prontificou a auxiliar na recuperação da estrutura. “É um caso emergencial. A cidade não pode parar por causa de uma ponte importante para o fluxo e trânsito de pedestres. É garantir a segurança de quem passa pelo local.” Disse.

A Defesa Civil do Estado deve ser parceira na recuperação. No entanto, o processo já em avaliação, depende do caminho mais curto para encontrar a solução. A estrutura danificada possui cinco metros de extensão e 20 de largura.

Segundo, Milton Hobus a construção de uma nova estrutura no local, após ultrapassado o processo de análise e burocrático deve ser de desenvolvido um projeto emergencial, semelhante aos kits de transposição de obstáculos, que levaria 1 dia para montagem, mais um dia para concretar do acesso e 15 para curar. “Encontramos a solução pela engenharia e vamos rapidamente fazer essa ponte, com custo parecido com a de Cunhataí e tempo bastante curto,”garantiu.

Modelo possui uma população superior a 4 mil habitantes e depende dessa estrutura para garantir a produção local e escoamento da mesma.