Novos números vendaval Xanxerê

IMG-20150420-WA0005

Foto: Divulgação SDC/SC.

Ainda não se tem confirmação do evento que atingiu Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, nesta segunda-feira, 20. No entanto, a Defesa Civil, através de informações preliminares confirma que o temporal isolado é de características de evento meteorológico de origem eólica.

Até o momento, as informações dão conta que cinco torres de energia foram arrancadas do solo, ocasionando queda de energia, em 200 mil unidades consumidoras. Entre seis e sete bairros foram afetados.

O Grupo de Ações Coordenadas do Estado – Grac, contabilizou mais de 1mil desabrigados. Um volume ainda não calculado de residências destelhadas e postes derrubados. A estimativa inicial é que mais de 500 casas foram atingidas pelo evento adverso.

O número de feridos ainda passa por levantamento pela Secretaria de Estado da Saúde. Duas mortes foram registradas durante a passagem do fenômeno.

Até agora, a Defesa Civil de Santa Catarina já disponibilizou, 570 kits de acomodação. 630 colchões, 300 cestas básicas. Parte desses itens de auxílio humanitário – iah, já foram destinados. Outros devem chegar aos flagelados durante a noite ou amanhã pela manhã.

Por determinação do Governador, Raimundo Colombo, todas as instituições do Governo de Santa Catarina devem atuar de maneira integrada para atender os flagelados. O Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli acompanha todas as movimentações e reforçou que a prioridade nesse momento é atender os necessitados.