Números da Operação Granizo

IMG-20141021-WA0010

Foto: Divulgação SDC/SC

A Defesa Civil de Santa Catarina destinou aos municípios atingidos pela queda de granizo, na segunda-feira, 13, mais de 300 mil telhas. As folhas de cobertura foram encaminhadas para os setores de distribuição dos municípios afetados.

Somente Lages, na Serra Catarinense o volume chega a 246, 573 unidades. Nessa terça-feira, 28 foi autorizado o envio de mais 27 mil para os moradores. Essa remessa será distribuída de forma diferenciada pelo município. De acordo com o Diretor de Resposta, James Rides da Silva, com essa carga, o volume de atendidos chega a marca de oito mil unidades habitacionais. “São mil casas a mais que as que fazem parte do cadastro de vulnerabilidade de Lages, através dos Cras”. Disse.

Com orientação do Estado, a prefeitura vai atender as famílias que estão cadastradas no Programa Bolsa Família. Conforme previsto desde o início da operação de logística na entrega, a Defesa Civil do Estado encaminhou os itens de auxilio humanitário.

Além das telhas o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil destinou aos atingidos, 98 rolos de lonas, 1730 quilos de pregos, 14,1 mil pares de cumeeiras, quase 10, 5 mil kits de acomodação e colchões de solteiro e aproximadamente 3 mil kits de higiene e limpeza.

O Secretário de Estado Rodrigo Moratelli acompanha o processo de perto. Nas duas semanas após evento, ele esteve presente em Lages, de onde coordenou os trabalhos. “O trabalho de distribuição dos itens foi coordenado pelas prefeituras e seguiram critérios de vulnerabilidade social”, enfatizou.

Após a finalização desse processo de atendimento emergencial aos afetados, as prefeituras devem prestar contas ao Estado. O investimento do Estado em toda operação chega a marca de R$ 6 milhões. Para dar agilidade aos trabalhos foi fundamental o apoio de instituições, como o Batalhão de Operações Aéreas – BOA, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar e Civil e o Exército que trabalharam diretamente na logística de entrega das telhas.