Obras de contenção da SC 108 são finalizadas

Após oito meses de atividades o Governo do Estado, através da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), realizou a vistoria final das ações de contenção da rodovia SC 108, em Guaramirim.  A obra foi finalizada visando a segurança dos moradores da localidade da Vila Freitas e dos usuários da Rodovia. O projeto contou com investimento R$ 2.155.620,17, repassados pelo Governo Federal, além do apoio da Prefeitura do Município.

Foram realizadas contenções de encosta com muros de gabião, na parte inferior, e de crib wall, na área superior, sistema de drenagem e reconstrução da pista de rolamento. Além de beneficiar os moradores da região a obra garante também o escoamento da produção agrícola e industrial dos municípios do entorno.

A execução do projeto apresentou grandes desafios, como a instabilidade inicial da encosta, a grande quantidade de material que precisou ser retirado (cerca de 13.574 metros cúbicos equivalente a 1.357 caminhões carregados), e os grandes índices pluviométricos enfrentados que obrigavam a constante paralisação dos trabalhos.

“Após um momento de dificuldade enfrentada durante a execução, e pelas famílias após o deslizamento que destruiu dez residências, chegamos ao final com um excelente resultado. O local ficou mais seguro, é possível observar a alegria de moradores e a volta à normalidade da circulação na rodovia”, comentou o chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior.

“Agora a preocupação é com a manutenção da segurança no local, sem novas invasões e com fiscalização constante pelos órgãos responsáveis”, reforçou João Batista. Segundo ele, foi realizada uma conversa com o prefeito do município para que o local seja regulamentado como área verde.

“Uma obra complexa e com maior grau de dificuldade já realizada no município, mas a obra ficou muito bem feita e com alta qualidade”, ressaltou o prefeito de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini. Ele completou dizendo que foi demorada pelo alto grau de dificuldade. “Não adianta reclamar ou criticar, realmente a obra está muito bem executada. Eu só tenho a agradecer pela qualidade da pavimentação, da infraestrutura e pela segurança para toda a população”, finalizou.

Já o morador da localidade, Claudir Antônio Poli, confirmou que a obra ficou boa e com serviço de qualidade. “Eu gostei. Agora ficou melhor para a comunidade. Estou me sentindo mais seguro”, comentou.

A mesma opinião tem a moradora Ivonete Schfroski que agora está se sentindo mais segura. “No começo não queria nem mais voltar a morar aqui, bastava chover eu ficava quase louca, até pensei em vender o terreno”, desabafou. Ela teve a casa atingida pelo deslizamento, mas retornou para a residência e a vida voltou à normalidade. “Agradeço ao Governo do Estado, a Defesa Civil e ao Prefeito pelo apoio que recebemos. Eu já chorei bastante, mas  hoje não vou mais chorar graças a Deus demos a volta por cima e hoje estamos conseguindo”, disse.