Obras do Dique da Fortaleza em Blumenau serão concluídas com recursos da Defesa Civil

dique-da-fortaleza  34f1bcfc

Foto: Divulgação

O Governo do Estado de Santa Catarina através do Fundo da Defesa Civil vai disponibilizar recurso no valor de 900 mil reais para a conclusão do tão esperado Dique da Fortaleza em Blumenau. A assinatura do aditivo de contrato, que dará a largada para o início da obra acontece nesta terça-feira às 20h no Teatro Michelangelo, Uniasselvi, na  rua Engenheiro Udo Deeke, 531, Salto do Norte em Blumenau. Participarão do evento o Governador do Estado de Santa Catarina, senhor João Raimundo Colombo, o Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, entre outras autoridades regionais.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil em parceria com a Prefeitura Municipal vão trabalhar  para colocar o dique em funcionamento o quanto antes, a mão de obra será de responsabilidade da Secretaria de Obras da cidade. 76% da obra já foi concluída, o valor da verba disponibilizada pela SDC será aplicada em montagem de painéis eletrônicos, instalação do banco de capacitores, testes de funcionamento e avaliação do desempenho dos equipamentos e dispositivos implantados no Ribeirão Fortaleza.

Após a conclusão dos serviços, a região será atingida pela cheia somente quando o rio Itajaí Açú avançar 14 metros de profundidade. Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, antes o cálculo era de 11 metros. “ Por isso é uma obra muito esperada pela população, e com a retomada dos trabalhos quem ganha certamente é o povo que vai ver o dique novamente ajudando a prevenir as cheias”.

Saiba mais:

A idéia de criar um dique contra cheias para o Ribeirão Fortaleza surgiu após a enchente de 1992 , quando o rio subiu 12 metros. Os comerciantes da Fortaleza decidiram ir atrás e financiaram o projeto. As obras iniciaram em 1995 e pararam em 2009.