Obras do radar meteorológico estão aceleradas em Lontras

DSC00047

Quinze homens trabalham em ritmo acelerado na construção da torre que vai receber o radar meteorológico no município de Lontras no Alto Vale do Itajaí. A obra teve início em setembro e deve ser concluída até fevereiro de 2014. Os operários estão na fase da terraplanagem e fundação. A torre de concreto que vai ser levantada terá a largura de 6,5 metros, totalizando 42 metros quadrados por pavimento e 25 metros de altura, com estrutura de oito pavimentos. Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, inovação que vai fazer a diferença em Santa Catarina “O radar depois de pronto vai abranger pelo menos 77% do território do Estado, uma cobertura histórica na prevenção das cheias. Assim os catarinenses vão poder se prevenir evitando maiores prejuízos por conta dos desastres naturais”.

O equipamento de 12 toneladas foi adquirido pela Defesa Civil no valor aproximado de 5 milhões de reais e está sendo montado no Alabama, nos Estados Unidos. Após a conclusão dos trabalhos, fiscais da Defesa Civil além de técnicos do CIRAM e SIMEPAR irão aprovar o funcionamento do radar e também receber um treinamento sobre a manutenção e operação tecnológica. Tudo para garantir eficiência quando o assunto é prevenção no Estado. Segundo o Assessor Técnico Emerson Neri Emerim, depois do aceite, o equipamento será transportado para a instalação na torre localizada próxima a Serra de Presidente Nereu, na área rural do município de Lontras. “Ainda será feita a instalação da antena  e do radomo de proteção desse radar, para proporcionar uma espécie de abrigo evitando assim que o aparelho fique exposto aos eventos naturais do tempo” ressalta.

O local da construção foi escolhido por especialistas do SIMEPAR. Depois dos trabalhos concluídos, o equipamento vai permitir o acompanhamento do clima, 24 horas por dia em Santa Catarina. Com o radar, ainda será possível prever tempestades, granizo, chuvas intensas, além da intensidade desses fenômenos e quais cidades serão atingidas. A tecnologia oferece uma margem de tempo que pode variar de 30 minutos a três horas de antecedência. A capacidade de monitoramento meteorológico do radar vai abranger uma área de 200 a 400 quilômetros, ou seja, todo o Vale do Itajaí será contemplado. Numa situação de risco, a população será alertada com tempo hábil para se proteger ou para que as áreas possam ser evacuadas.