Obras do Sul de Santa Catarina são vistoriadas

Fotos:Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Durante visita no Sul de Santa Catarina, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus visitou 09 municípios da Região. A intenção da agenda, foi vistoriar as obras de montagem dos kits de transposição de obstáculos. Todos já em utilização pela comunidade. “Quando surgiu a ideia dos kits era pra substituir as pontes em madeira. Hoje se tornou a resposta a necessidade após evento severo.” Disse.

O compromisso teve início, às 9h, com a visita na Praia da Caçamba, em Balneário Arroio do Silva. A estrutura com 12 metros de extensão, cinco metros de largura e que suporta cerca de 40 toneladas, foi montado pela Defesa Civil de Santa Catarina e as cabeceiras erguidas pela prefeitura. O kit se tornou uma obra de resposta à emergência diante de eventos adversos, que possibilita a ligação entre Balneário Arroio do Silva e Araranguá. Desde o final do ano passado a estrutura está disponível, quando foi montada.

Depois dessa estrutura visitada, o Secretário seguiu para Santa Rosa do Sul onde um kit de transposição de obstáculos foi montado na Vila Bittencourt. A ponte possui 11 metros de extensão. Custou cerca de R$ 50 mil para o Estado e as cabeceiras, erguidas pelo município. A instalação ocorreu em maio deste ano.

Ainda no período da manhã, a comitiva seguiu para Passo de Torres. A localidade de Curralinhos, recebeu um kit de transposição de obstáculos e também já é utilizada por moradores e motoristas que circulam pela localidade. A estrutura possui 12 metros de extensão.

Outra cidade beneficiada, que recebeu as lideranças, foi Praia Grande. O município solicitou para a Defesa Civil de Santa Catarina e após verificação do Coordenador Regional da SDC, Sebastião Antonio de Souza foi constatado a necessidade de repor a estrutura danificada por força de eventos climáticos, e o kit de transposição instalado na comunidade Cachoeira de Fátima.

Em Jacinto Machado, a comunidade, de Pinheirinho Baixo que já possui um kit de transposição recebeu a equipe. O município vai receber mais uma estrutura devido a Situação de Emergência decretada e que o cenário destruiu o pontilhão que existia em outro ponto do município. A estrutura que será instalada será de 12 metros. Apenas depende das cabeceiras, que a prefeitura deverá finalizar,para receber o kit de transposição. O local será a Sanga da Curva.

O município também recebeu a drenagem fluvial, onde foram investidos cerca de R$ 200 mil. A obra foi realizada no bairro Ana Paula.

Além desses municípios, Ermo, que também fica no Extremo Sul do Estado recebeu uma estrutura e que possibilita melhor tráfego de veículos de carga. A estrutura que foi erguida está na localidade de Santana. A ponte possui seis metros de comprimento.

Ponte de ligação entre Meleiro e Morro Grande:

Diante da necessidade de reconstruir uma ponte destruída pela força da natureza, a Defesa Civil contribuiu para a construção de uma nova estrutura no local. A Ponte possui cerca de 50 metros de extensão.

O investimento na construção da nova estrutura foi de R$ 800 mil, do qual, R$ 200 mil da Defesa Civil de Santa Catarina, R$ 400 mil, de subvenções de deputados estaduais. Outros R$ 200 mil de contrapartida da prefeitura da prefeitura de Meleiro e a infraestrutura ficou por conta de Morro Grande. “Agimos sempre em parceria com as prefeituras. Esse é nosso jeito de trabalhar, para dar resposta rápida aos cidadãos.”pontuou.