Oeste é a primeira Região a receber o Plano Diretor da Estiagem

DSC 8573

Fotos: Jaqueline Noceti/SecomSC

O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, acompanhado do Secretário-Adjunto, Rodrigo Moratelli e do Diretor de Prevenção, Fabiano de Souza participam de uma audiência com o Governador, Raimundo Colombo, onde apresentam os primeiros resultados do Plano Diretor da Estiagem.

Na oportunidade, o governador foi convidado para o lançamento da primeira fase Plano no mês de abril, em Chapecó, que depois seguirá com oficinas de trabalho pelos municípios da região. “A data ainda não está definida, mas escolhemos a região do Meio-Oeste ao Extremo-Oeste, para apresentação do Plano, por possuir um agronegócio muito forte e com grande consumo de água”, explicou o Secretário Milton Hobus.

A reunião foi agendada logo após, a Defesa Civil de Santa Catarina receber o relatório dos trabalhos sobre a primeira fase do Plano Diretor da Estiagem. O prazo era de quatro meses para concluir a produção de diagnóstico, das principais variáveis dos processos de estiagem, no Oeste de Santa Catarina. Os trabalhos tiveram início em novembro e foram finalizados em fevereiro.

O próximo passo é para realizar aprofundamento na análise documental e trabalho de campo. O prazo para a conclusão é de 09 meses e o início das atividades devem começar, em abril deste ano.

Já o terceiro e ultimo estágio do trabalho para elaboração do Plano Diretor da Estiagem, consiste em propor um modelo sistêmico, complexo, de gestão dos recursos hídricos da Região. As ações para confecção desse material deve ter início em Julho de 2015.

O Plano Diretor da Estiagem desenvolvido pela Defesa Civil de Santa Catarina contempla 118 municípios do Grande Oeste Catarinense. De acordo com os primeiros levantamentos, o que contribui para o cenário de estiagem prolongada nesses municípios é o uso inadequado dos recursos naturais. O comparativo foi feito, através de informações da década de 1970.

Para se ter uma ideia da importância de ter um documento como o Plano Diretor da Estiagem, é só dimensionar o cenário, entre 1991 e 2012. Foram registradas 1.518 ocorrências de estiagem e ou seca, no Estado. A grande maioria, no Oeste Catarinense, 1.170 casos. Os municípios que tiveram maior volume de acontecimentos foram Coronel Freitas, 18 fatos, Itapiranga e Jaborá com 17 cada um.

Todo trabalho é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar da Udesc e Fapesc. A primeira fase embasada em levantamentos teóricos/documentais foi coordenada pelos professores Mário Jorge Coelho de Freitas e Francisco Henrique de Oliveira.

São eles que vão dar continuidade e orientar os profissionais que vão a campo nesta segunda etapa dos trabalhos, que envolve os moradores das regiões envolvidas no Plano Diretor de Estiagem.