Oeste recebe II Seminário Regional da Defesa Civil SC

IMG 1950

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

A secretaria de Estado da Defesa Civil segue com o roteiro do II Seminário Regional da Defesa Civil: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. Nesta sexta-feira, 19, foi a vez de Chapecó receber o evento. A abrangência do Seminário foi para 20 municípios da Regional da Defesa Civil SC de Chapecó. O ato ocorreu no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Chapecó.

O II Seminário tem como objetivo sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais das áreas relacionadas à proteção e defesa civil sobre a gestão de risco e desastres. O encontro visa ainda despertar o aumento da resiliência local a fim de diminuir os efeitos adversos dos desastres.

Pela manhã o secretário de Estado Rodrigo Moratelli palestrou sobre a o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e sua Estruturação; e a Importância da Estruturação da Política de Proteção e Defesa Civil Municipal.  À tarde teve mais palestras com as Diretorias de Resposta e Prevenção. Na semana que vem, segunda e terça-feira, o trabalho continua no município com oficinas sobre Planos de Contingência e reunião do colegiado de defesa civil.

IMG 1942

O secretário de Estado Rodrigo Moratelli, comenta que tudo isso faz parte do novo sistema integrado de proteção e defesa civil que a secretaria de Estado da Defesa Civil está construindo, na qual todos os municípios podem e devem registrar seu plano de contingência.

“O conjunto de ações integradas se constitui como um sistema pioneiro de enorme importância para a gestão de risco e desastres no Estado, estabelecendo um vínculo de planejamento, comunicação e ação entre Municípios, regiões e Estado. Este ano teremos o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) na Capital ligado a outros 20 Centros Regionais e o Plano de Contingência Municipal é uma das ferramentas que compõe os Centros Regionais e também da Capital.  Isso possibilita uma resposta mais rápida ao cidadão para não deixar que uma crise se torne um desastre”, comenta Moratelli.

IMG 2009

Municípios participantes em Chapecó

Águas de Chapecó, Águas Frias, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Guatambú, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste

Próximos encontros

Na próxima sexta-feira (26), o evento ocorre em Joaçaba e Concórdia com suas programações. A Defesa Civil de SC já realizou Seminário na região de Canoinhas, Maravilha e Chapecó.

IMG 2070