Oeste vai ter radar meteorológico adquirido pelo Governo do Estado

20150927 1536260

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Na tarde deste domingo, 27 o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus anunciou a aquisição do segundo radar meteorológico do Estado. A licitação deve ser realizada em outubro. Ao mesmo tempo será licitada a obra de construção da torre que vai receber o equipamento.  Segundo Milton Hobus, as configurações do novo equipamento serão semelhantes ao que já opera em Lontras no Vale do Itajaí e tem cobertura de 77% do território de Santa . “O Governador nos autorizou na semana passada autorizou a aquisição do radar do Oeste do Estado. Isso vai dar muito mais proteção para o cidadão,” garantiu.

Nos próximos dias uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, gerenciada pelo Diretor de Prevenção, Fabiano de Souza, através da Gerência de Monitoramento e Alerta, estará avaliando as possíveis áreas que poderão receber a estrutura física. Devem participar dessa vistoria de terreno, Defesa Civil, Cemaden e Ciram, órgão de meteorologia do Estado. De acordo com Hobus, o instrumento de meteorologia deve ser instalado na região de Chapecó. “O radar é um instrumento fundamental para que possamos fornecer alerta a curtíssimo prazo com precisão.” Pontuou.

Hobus disse ainda que os dois radares vão dar não só a cobertura de Santa Catarina, mas das frentes que chegam pela Argentina e Paraguai. “Isso vai dar melhor garantia do sistema preventivo do Estado,” apontou.

A previsão é que o equipamento que será instalado no Oeste esteja disponível ainda no segundo semestre de 2016, com a finalização das obras do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado que já está em fase de construção na capital Catarinense.