Oficiais do Exército Brasileiro conhecem estrutura e projetos da Defesa Civil SC

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

O trabalho que a secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina despertou o interesse do Exército Brasileiro. Nesta quarta-feira, 28, o Chefe do Centro de Coordenação Civil/Militar do Comando Militar do Sul (com sede em Porto Alegre/RS), Coronel Távora, e o Major Ciribelli do Comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (com sede em Florianópolis), estiveram na secretaria para conhecer a estrutura e os projetos desenvolvidos.

O Coronel Távora destacou que a visita se deu justamente por saber dos avanços que vêm ocorrendo no sistema de Defesa Civil em Santa Catarina. “Essas ações subsidiam o Comando Militar do Sul no conhecimento das capacidades do Estado frente aos desastres, auxiliando o Exército Brasileiro a se preparar para eventual apoio”, disse.

O coronel ainda ressaltou o compromisso do Exército Brasileiro em ser apoiador das ações de Defesa Civil no Estado, em parceria com a secretaria e as demais instituições públicas catarinenses.

O Diretor de Respostas da secretaria Anderson Ciotta, e o Gerente de Operações e Assistência Alexandre Sampaio, mostraram a atual sede da Defesa Civil e a próxima, que está em construção na Avenida Governador Ivo Silveira – o futuro Centro Integrado de Gerenciamento de Risco de Desastres (Cigerd). Eles também falaram dos projetos da secretaria como a implantação dos Centros Regionais distribuídos no Estado; a cobertura total do território catarinense por radares meteorológicos; formulação de protocolos de ação conjunta para a definição da atuação de cada órgão do Estado nos desastres;  serviços de alerta via SMS; entre outros projetos.