Oito anos do Furacão Catarina

furacao3.jpg

Em tempos de estiagem em Santa Catarina é oportuno lembrar que há oito anos, nos dias 27 e 28 de março de 2004, Santa Catarina foi foco das atenções do mundo, pois aconteceu a passagem do primeiro Furacão do Atlântico Sul. Desde então, livros precisaram ser rescritos, já que contra todas as afirmações que negavam a possibilidade de um Furacão no Brasil, ele aconteceu e causou danos severos em diversos municípios catarinenses.

Ao todo, 14 municípios decretaram Estado de Calamidade Pública e sete Situação de Emergência na época. Os prejuízos econômicos foram superiores a R$ 850 milhões, sendo que mais de 1 milhão de catarinenses foram afetados. Contabilizaram-se vítimas fatais, sendo 10 pescadores e um motorista atingido pela queda de uma árvore. Deixou 33.165 desabrigados e desalojados, e 18 pessoas feridas. Foram danificadas 35.873 residências e 993 foram destruídas. As edificações comerciais danificadas foram 2.274 e destruídas 472. Três prédios públicos e 397 destruídos.

“É verdade que ninguém estava preparado para um desastre da magnitude do Furacão Catarina, porém o Governo de Santa Catarina tinha uma Defesa Civil estruturada, o que permitiu que todas as providências necessárias, com a segurança de evitar uma catástrofe e não disseminar o pânico, fossem tomadas no momento oportuno” relembra o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, na época, diretor do Departamento Estadual.

Como aconteceu – no dia 27 de março de 2004, às 17h45 foi a chegada do Furacão Catarina em Arroio do Silva; às 19h50 iniciou a chuva e o vento sul. A partir das 22h48, a chuva muito forte e o vento intenso provocaram destelhamentos de algumas edificações. Às 22h30, o mar atingiu casas e calçadas situadas na orla. Às 01h15, entrada do olho do Furacão, chuvas e vento cessaram. Segundo relatos, sentiu-se muito calor, moleza no corpo e sensação de bem estar. Muitas pessoas saíram de suas casas. Às 02h48, foi o início da parte crítica. Ventos de norte muito fortes, com rajadas de 180 a 200 km/h. A partir das 03h15, os ventos diminuíram para 150 km/h; às 04h30 para 100 km/h e às 05h30 vento fraco a moderado.