ONU certifica cidades catarinenses na Campanha Mundial para Redução de Desastres

dsc06056

A solenidade de certificação aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), e contou com a presença do representante da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) da ONU, Ricardo Mena. Rio do Sul, Tubarão, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul foram os seis municípios catarinenses que receberam os certificados de compromisso com a Campanha Mundial para a Redução de Desastres 2010/2011 – Desenvolvendo cidades resilientes: "Minha cidade está se preparando".

Ouça a entrevista com o diretor estadual de Defesa Civi.

O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Administração e reuniu os prefeitos dos municípios certificados, autoridades estaduais, universidades, coordenadores e equipes de defesa civil municipais.

Em sua apresentação, Ricardo Mena, da ONU, elogiou a iniciativa de Santa Catarina em se comprometer com ações que visem o desenvolvimento da resiliência e a proteção das comunidades. “O Estado é o primeiro do Brasil a aderir à Campanha com a certificação de seis municípios. A participação desses municípios na Campanha vai proporcionar a discussão de problemas comuns, o intercâmbio de conhecimento e ainda o fortalecimento dos processos de gestão de risco” destacou. E divulgou que a partir da formalização da participação dos municípios catarinenses passam para 636 o número de cidades comprometidas com a Campanha da EIRD.

O diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, dos 10 itens essenciais para integrar a Campanha, as cidades catarinenses já executam 80%. “Muitos dos aspectos básicos propostos pela ONU, nossas cidades têm realizado. Ações juntos às comunidades, nas escolas, preparação das equipes de defesa civil, mapeamentos, estudos e pesquisas contribuem para a proteção da população no Estado. A Defesa Civil Estadual será parceira destes municípios na Campanha e vamos trabalhar juntos para nos tornar cada vez mais preparados” destacou.

Na solenidade, o governador Raimundo Colombo foi representado por Lirio Rosso, secretário de Articulação Estadual, que firmou o compromisso do Governo do Estado com os municípios na Campanha Mundial e falou ainda, da importância de parcerias como esta com a ONU.

Os prefeitos, em seus discursos, apontaram as ações desenvolvidas em seus municípios e se mostraram satisfeitos com o reconhecimento dos trabalhos locais. Após a certificação, os municípios assumiram a tarefa de desenvolver e ampliar as ações propostas pela Campanha entre elas: elaborar documentos de orientação para redução do risco de desastres, oferecer incentivos aos moradores de áreas de risco, manter informações atualizadas sobre as ameaças e vulnerabilidades de sua cidade e investir e manter uma infraestrutura para redução de risco com enfoque estrutural.

A Campanha
A Campanha da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD/ONU) se pauta na crescente urbanização mundial e nos problemas decorrentes de uma ocupação desordenada em contraponto à necessidade de prever riscos e criar ferramentas de adaptação e de enfrentamento para construção de cidades mais seguras. O objetivo geral da campanha mundial é construir comunidades urbanas resilientes, sustentáveis e seguras. Para 2011 a meta é atingir mais de 1000 cidades participantes.

Informações adicionais: jornalista Fabiane Pickusch Costa, (48) 8843.3695 ou defesacivilsc@gmail.com.