Operação de entrega de telhas continua em Lages

20141020 103335

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Hoje pela manhã, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli esteve em Lages para acompanhar a logística de distribuição das telhas destinadas aos atingidos pelo granizo de segunda-feira, 13.

Na ocasião foi feito um levantamento do que já foi distribuído e o que a operação que mobiliza exército, polícias militar e civil, prefeitura e Defesa Civil do Estado vai fazer nos próximos dias.

De acordo com o Moratelli, a intenção é atender aquelas famílias que tem dificuldades em se reabilitar por conta própria. Por isso, um esquema foi organizado para agilizar a entrega.”Estamos atuando em diversas áreas. São sete setores, que recebem equipes”, pontuou.

São pelo menos 300 pessoas trabalhando para dar uma resposta mais rápida aos necessitados. A promotora de vendas, Gislaine da Silva dos Santos ainda está com lona cobrindo o telhado. Perdeu muitos produtos, por causa da chuva. A mulher continua aguardando as telhas que devem chegar ainda essa semana na casa dela, localizada no bairro Várzea. “No começo me deu raiva, fiquei decepcionada com o poder público. Mas aí percebi que eu não era a única e que precisava ter paciência. Agora sei que o trabalho está sendo feito”, disse.

Já a dona de casa,  Nilza Terezinha Borges Branco, ainda está com a garagem perfurada pelas pedras que caíram na casa dela. No entanto, a casa já teve o telhado subsituído. “Nós recebemos um,as 30 folhas (telhas), mais algumas que foram compradas deu pra cobrir a casa. Ainda bem que recebemos. Só temos a agradecer”, destacou.

Assim como dona Nilsa a média por residência é de 30 a 40 telhas entregues. A intenção é atender pelo menos oito mil imóveis até o fim da operação. De acordo com o Diretor de Resposta aos Desastres da SDC, James Rides da Silva, aproximadamente 2,8 mil casas já foram beneficiadas. ” O Secretário autorizou a compra de mais 40 mil telhas para atender o município mais castigado (Lages). O tempo inteiro chegam e saem telhas do local onde se concentra a operação de logística”, afirmou.

Até agora, o Estado já garantiu somente para Lages, 200 mil telhas. As residências que não receberão as coberturas são aquelas consideradas resilientes. Até a manhã desta segunda-feira, 20, foram entregues em torno de 85 mil unidades para os lageanos.

Apesar dos esforços so Governo de Santa Catarina, a produção de telhas não atende a demanda. Há falta de produto no mercado. O estado foi em busca de telhas em Estados vizinhos, sem êxito. Um dos carregamentos que chegou à Lages hoje pela manhã veio de Goiânia-GO.

Um levantamento da prefeitura aponta que cerca de 20 mil imóveis foram afetados com o granizo. Os trabalhos da Defesa Civil do Estado continua, até que o processio seja finalizado.  Moratelli salientou ainda que tudo que for destinado será prestado contas aos Catarinenses, já que os recursos são públicos e a destinação dos valores, em sua maioria do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec, são para essas ações emergenciais.