Ordens de Serviço são entregues em Blumenau

Foto: Aline Soares – SDR Blumenau.

Em Blumenau, no Vale do Itajaí, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli entregou Ordens de Serviço execução do Estudo e dos Projetos para melhoramento fluvial e escavação do leito do Rio Itajaí-Açu, construção de diques, comportas e canais extravasores. Os documentos foram repassados às empresas e prefeituras de Blumenau, Indaial e Gaspar. O evento foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau.

Técnicos dos municípios vão acompanhar cada ação. O objetivo é que os municípios tenham conhecimento do que está sendo feito na região. O custo da obra está estimado em R$ 5,9 milhões.

“O melhoramento fluvial só é assertivo, quando as pessoas contribuem, por causa da realidade local e participam das decisões”, frisou.

Para os prefeitos que participaram da reunião, todos os técnicos das administrações municipais estarão engajados nessa ação. “No que depender da prefeitura estaremos a disposição para colocar em prática o projeto”, salientou o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi.

O prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos confirmou a participação da prefeitura no andamento do Projeto. “Vamos colocar em prática e tirar do papel esse projeto tão importante para a região”, destacou.

O prefeito de Blumenau, Napoelão Bernardes, ressaltou o empenho do município em ter um setor especializado em desastres, por esse motivo, está confiante na ação da Defesa Civil do Estado. “Todos os técnicos, altamente especializados farão parte desse projeto e na escolha da melhor opção para o Rio Itajaí-Açu”. Concluiu.

O projeto de melhoramento deve durar um ano e meio. Entre as ações estão as construções de diques, comportas, canais extravasores e melhorias no curso do Rio Itajaí-Açu, considerado a maior bacia de Santa Catarina. Os trabalhos serão desenvolvidos em aproximadamente 15 kms de extensão. Moratelli reafirmou a importância do melhoramento dos rios em Santa Catarina, que vão além da dragagem e que os recursos devem ser bem aplicados e que surtam resultados positivos à comunidade. “ Queremos extinguir as pequenas cheias, reduzir as médias para o porte das pequenas e as grandes cheias diminuir ao ponto de serem consideradas medianas”, destacou.

Além do Rio Itajaí-Açu, os afluentes do canal principal serão beneficiados com os trabalhos. Essa etapa inicial será desenvolvida pelo consórcio formado pelas empresas Iguatemi e Engevix.