Orientação sobre os cuidados com os alimentos e água após enchentes e quanto à leptospirose

A Diretoria de Vigilância Sanitária alerta para os cuidados a serem tomados com os alimentos que tiveram contato com as águas da enxurrada/enchente.

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.dive.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=461&Itemid=129

VEJA AQUI Cartilha Orientações em Enchentes

1. todo alimento que ficou submerso ou umedecido não deve ser consumido mesmo que esteja em embalagem plástica;

2. caso tenha ocorrido falta de energia e os alimentos tenham ficado na geladeira,
sem contato com as águas, não consumi-los se tiverem alteração de cor, odor ou de
consistência, como por exemplo, carne crua muito amolecida;

3. os enlatados que ficaram submersos não devem ser consumidos.
Em casas que recebem água de sistema público, se for observada alguma alteração (odor, coloração, etc…) deve-se entrar em contato com a companhia responsável pela distribuição.

Em casas que utilizam água proveniente de outras fontes, e que tenham sido atingidas pelas águas da enchente é preciso tomar os seguintes cuidados com água para beber ou para o preparo de alimentos:

1. antes de utilizar a água, tratá-la com hipoclorito de sódio: 2 (duas) gotas de hipoclorito de sódio para cada litro d’agua e somente consumir a água 30 minutos depois da utilização do cloro;

2. caso não se tenha hipoclorito de sódio, a fervura da água antes do consumo é uma alternativa segura ao tratamento com cloro e deve ser feita quando a água estiver turva.

Qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria Municipal (vigilância sanitária) da sua cidade.

ALERTA LEPTOSPIROSE

Considerando a ocorrência de fortes chuvas em grande parte do estado a Diretoria de
Vigilância Epidemiológica, através da presente NOTA visa orientar os municípios quanto à possibilidade de ocorrência de leptospirose e as medidas de controle pertinentes.

O contato com água ou lama contaminado pela urina principalmente roedores domésticos (ratazanas, ratos de telhado e camundongos), ocorre durante e imediatamente após as enchentes, quando as pessoas retornam à suas residências e procedem à limpeza e remoção da lama e outros detritos.

Todos os municípios atingidos por inundações devem ficar em alerta para a ocorrência da leptospirose, disseminando informações técnicas para os serviços de saúde e alertando à população acerca dos mecanismos de transmissão e das ações de prevenção e controle. O objetivo primário é garantir que a suspeita diagnóstica, os exames sorológicos e o tratamento sejam instituídos precocemente, visando à redução da mortalidade por esta doença, além de diminuir ao máximo a exposição da população posteriormente.

SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA