Palma Sola e São José do Cedro recebem kit de transposição

Foto e texto: Lucas Maraschim Matias – SDR Dionísio Cerqueira.

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, inaugurou na manhã desta quinta-feira, 27, dois kits de transposição de obstáculos nos municípios de Palma Sola e São José do Cedro, no Extremo Oeste.

Os kits (pontes) tem um custo aproximado a R$ 45 mil cada. No entanto, vale ressaltar que as estruturas de cabeceiras foram construídas pelos municípios beneficiados. Cada kit de transposição, após construídas as cabeceiras, leva em torno de 2 horas para a montagem. Depois desse processo, a prefeitura se responsabiliza pelo acesso aos kits, que geralmente ficam em níveis mais altos que as antigas pontes e ou pontilhões danificados por chuvas, enxurradas ou enchentes registradas nos locais.

De acordo com a Secretária Regional de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, em São José do Cedro a Estrutura é de 8 metros e a instalação foi feita no acesso ao Distrito de Padre Réus, passando pela comunidade de Novo Sarandi. Em Palma Sola, o kit inaugurado tem 9 metros e foi inaugurado no distrito de Cerro Azul. Os kits de transposição de obstáculos ganharam destaque em Santa Catarina, pelo baixo custo. Em alguns casos chega a ser considerado 50% mais barato que projetos convencionais.

Para o Secretário da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli, essa ação inovadora do Governo dá mais segurança aos moradores, mas também dignidade. “A população estava cansada de esperar por obras demoradas. O projeto dos kits de transposição representa a agilidade no serviço público, em situação de emergência. Isso mostra que é possível fazer obras, com a velocidade que a população necessita”, disse.

Sobre o próximo ano, Moratelli afirma que o projeto continua. Garantiu que há possibilidade de ampliação da metragem dos kits, que hoje chegam a 12 metros de extensão. Todas as estruturas atuais contam com cinco metros de largura e suportam peso superior a 50 toneladas. O investimento total, nessas obras supera os R$ 575 mil. “Tão eficiente é o projeto, que outros estados buscam informações e vem conhecer essa ação inovadora”, enfatizou Moratelli.

Participaram das inaugurações em Palma Sola e São José do Cedro, o prefeito de Palma Sola, Domingos Locatelli; o vice-prefeito de São José do Cedro, José de Conto; o Diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil, James Rides da Silva; o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli; a Secretária de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, vereadores e outras lideranças das comunidades.