Pedidos emergenciais são apresentados a Presidente Dilma

20150424 172942

Diante dos estragos causados, em Xanxerê e Ponte Serrada, a Secretaria de Estado da Defesa Civil agilizou a elaboração de um documento, que contém os pedidos emergenciais, ao Governo Federal. Um ofício foi elaborado pelo próprio Secretário Adjunto de Estado, Rodrigo Moratelli.

No documento, estão ações emergenciais e recursos necessários para que os municípios possam retomar as atividades de forma normal, o mais rápido possível. De acordo com Moratelli, as solicitações serão entregues em mãos a Presidente da República, Dilma Rousseff. “Nesse ofício, reforçamos o pedido de recursos, através de várias pastas – Ministérios-, para reerguer a estrutura física das cidades, mas também de investimentos importantes para prevenção.” Disse.

O documento prevê a liberação de recursos do Governo Federal para: reconstrução do Ginásio de Esportes destruído com a catástrofe, em Xanxerê, construção de 01 posto de saúde, materiais para Reabilitação das Unidades Habitacionais, como telhados, liberação do FGTS, liberação de recursos para a reconstrução das unidades habitacionais destruídas totalmente, parcialmente e telhados total (não fibrocimento – fornecido no item acima), liberação do aluguel social para atender as famílias até a conclusão do processo de reconstrução das unidades habitacionais destruídas e liberação Orçamentária para iniciar o processo de aquisição do radar meteorológico, através do CEMADEN que será instalado em Chapecó, administrado e mantido pela Defesa Civil de Santa Catarina (projeto já existente).

Todos esses pedidos, sem a inclusão da liberação do FGTS, somados ultrapassam a casa dos R$ 44 milhões.

Os pedidos também se estendem ao Governo de Santa Catarina. No mesmo ofício, há uma solicitação em caráter emergencial ao Governo Catarinense. O aporte seria de mais de R$ 7milhões.

Os pedidos inseridos no documento são: liberação de óleo diesel para atender o processo de recuperação do cenário do desastre, – 40 mil litros para Xanxerê e 10 mil litros para Ponte Serrada, Ítens de IAH e telhas utilizadas na operação de Reabilitação das Unidades Habitacionais, reconstrução de escolas atingidas (Neusa Marques, Neri Giachini e Luis Coradi), reconstrução cesex atingidos (Jovem Cidadão e Cantinho Feliz), liberação de financiamento com juro zero para capital de giro e reconstrução para as 77 empresas atingidas e liberação de recursos para fornecimento de mobiliário básico (móveis e linha branca).

Entre ações já executadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, que coordenada os trabalhos e destina os materiais, para a atividade fim – entrega, há necessidade de buscar agilidade neste processo para atender os moradores, em especial aqueles de baixa renda e que tem dificuldade de se reerguer rapidamente.

Outro documento que será entregue a Presidência da República pela Defesa Civil prevê atender não somente as famílias de baixa renda, mas também a necessidade de rever os padrões de atendimentos para a reconstrução de unidades habitacionais. Não levar em consideração somente do “padrão” básico (39 m²), mas também de outros que existiam nos municípios e foram totalmente devastados. Por isso há necessidade de que, o Governo Federal reavalie os pacotes habitacionais de maneira que todos possam ser atendidos diante do cenário que se encontram.

O encontro com a Presidente Dilma está previsto para as 10h, na prefeitura. Uma reunião com autoridades do Estado e governo federal  será realizada para posterior a esse momento, seja feito um anúncio oficial dos esforços do Governo do Estado e União para auxiliar as prefeituras diante da catástrofe que atingiu os municípios do Oeste de Santa Catarina.