Plano de Segurança é implantado nas barragens do Alto Vale

SDC JPG

As obras de sobrelevação e construção dos canais extravasores das barragens Sul, em Ituporanga, Oeste em Taió chegaram à fase final. A Secretaria de Estado da Defesa Civil inicia a execução do plano de segurança e operação das barragens que compõem o sistema de proteção de cheias do Vale do Itajaí. A barragem Norte em José Boiteux também faz parte desse plano.

Como destaca o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, as medidas que serão colocadas em práticas nas barragens que protegem o Vale do Itajaí, estão previstas na Lei Federal 12.334/2010. “O plano de segurança das barragens previsto em Lei, visa garantir a observância dos padrões de segurança; reduzir a possibilidade de acidentes; promover o monitoramento; avaliar e criar um programa de manutenção periódica; fomentar a cultura de segurança; e introduzir a gestão de riscos junto a comunidade a jusante do empreendimento”, comenta.

Esse plano também responde as demandas do comitê da Bacia do Rio Itajaí Açu, além de integrar o planejamento firmado e acompanhado pelo Tribunal de Contas de SC. A empresa que irá executar esse trabalho é a PROSUL – Projetos, Supervisão e Planejamento Ltda – e o prazo de execução é de 180 dias. A ordem de serviço e os contratos foram assinados no início desta semana. O serviço inclui também Planos de Ação de Emergência – PAE e elaboração dos Programas Ambientais condicionantes da Licença Ambiental de Operação – LAO.