Plano diretor da estiagem no Oeste de SC.

ASSIANTURA UDESCUm passo importante foi dado hoje, em Santa Catarina para o monitoramento da estiagem, na região Oeste. A Secretaria de Estado da Defesa Civil descentralizou recursos para A Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc e Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Os valores chegam a R$ 306 mil e deverão ser destinados a elaboração de um Plano Diretor da Estiagem.

O Objetivo do Estado é ter um diagnóstico georeferenciado da evolução dos fatores condicionantes da seca e a estiagem no Oeste de Santa Catarina. Entre as ações estão a conscientização da população sobre o cenário, fortalecer a resiliência dos municípios e implantar estratégias de gestão hídrica.

O Estudo na região, abrangerá 118 municípios.  São cidades das microrregiões de São Miguel do Oeste (21), Chapecó (38), Xanxerê (17), Concórdia (15) e Joaçaba (27). O Plano de Trabalho foi assinado hoje,03, entre o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus e a Udesc e Fapesc.

Para se ter uma ideia da importância de se lidar com essa questão é o volume de decretos de situação de emergência, devido a estiagem. Entre os anos de 2002 e 2012 foram 1003 registros. Somente em 2006, foram 194 decretações por causa da falta de chuva, muitas vezes ocasionadas por bloqueios atmosféricos, que atingem a região Oeste de Santa Catarina.

“Precisamos estar prontos para atender esses municípios, que sofrem com a estiagem. O Plano Diretor que será desenvolvido vai ajudar nas ações de defesa civil, em Santa Catarina, no que diz respeito à falta de chuva”. Finalizou Hobus.

O cronograma prevê para o mês de agosto, um diagnóstico piloto, que contempla a distribuição dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, caracterizações climática da região, da natureza do solo, ocupação das terras e evolução das demandas e gastos de água. Também será feito um mapa representativo do estudo, com um relatório sintetizado.

De setembro de 2014 a janeiro de 2015 será feito o aprofundamento da pesquisa. Depois, entres os meses de fevereiro e abril do ano que vem será desenvolvido a resiliência das cidades abrangidas pelo estudo. O período será de conclusão dos trabalhos.

Entre as ações, a Fapesc fica responsável por receber os recursos, disponibilizar verba necessária para coordenação e execução do projeto e controlar o andamento dos trabalhos. A Udesc fica responsável pela infraestrutura necessárias para seja desenvolvido o Plano Diretor da estiagem, prestação de contas a cada etapa executada a Secretaria de Estado da Defesa Civil. A Defesa Civil do Estado também tem papel importante, além da liberação de recursos. Será responsável pela aprovação do Plano de Trabalho e controle do estudo.