Plano Diretor de Prevenção na Bacia do Rio Itajaí é apresentado nas regionais de Itajaí e Blumenau

sdrblumenau

Na quinta-feira (22), o secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, e a equipe da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA), estiveram nas regionais de Itajaí e de Blumenau, para apresentar o Plano Diretor de Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí. O primeiro compromisso foi na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itajaí, com a participação dos prefeitos de Itajaí, Jandir Bellini e de Navegantes, Roberto Carlos de Souza. E a tarde, participaram de reuniões na regional de Blumenau, no Comitê do Itajaí e na Associação Empresarial de Blumenau.

Foto: reunião na SDR de Blumenau

Durante as apresentações, o chefe da equipe em Santa Catarina, Minoru Ouchi, tratou das medidas de prevenção para controle de enchentes e de escorregamentos propostas no Plano Diretor. Segundo ele, “para a gestão de enchentes foram priorizadas as medidas de redução do escoamento da vazão para os rios da bacia através de propostas de preservação e melhoramento da função de contenção”.

O secretário Geraldo Althoff falou da importância dessa ação, que ultrapassa uma política de Governo, e passa ser uma política pública.  “Estamos realizando as apresentações para diversos grupos com o objetivo de buscar uma visão integrada na viabilidade das medidas preventivas para desastres da bacia do rio Itajaí” frisou.

Até o dia 14 de outubro, a Secretaria Estadual da Defesa Civil vai receber os pareceres técnicos das secretarias de estado e de outros grupos envolvidos no processo, como é o caso do Comitê da Bacia do Itajaí. No dia 30 de outubro, o Governo do Estado vai encaminhar o parecer final para o governo japonês.

Nessa semana ainda, a equipe realizou a apresentação para as secretarias da Fazenda, Assuntos Estratégicos, Desenvolvimento Sustentável, Infraestrutura, Agricultura, além do Deinfra e Fapesc. Na segunda-feira (26), a equipe estará na regional de Brusque.

Conheça um pouco mais do Plano Diretor:

O plano foi formulado para atingir o grau de segurança para enchente de 50 anos, dividido em três etapas: a primeira para 10 anos, a segunda fase para 25 anos e a última para 50 anos. Na primeira fase de implementação está sendo estabelecido o nível com medidas de contenção de água na bacia, para reduzir o pico de cheia nos municípios. A duração das medidas estruturais e não estruturais deve atingir quatro anos.

Entre as ações as medidas de contenção estão: a elevação das taipas das arrozeiras em Agronômica; construção de pequenas barragens; obras de alteamento de dois metros das barragens Sul (Ituporanga) e Oeste (Taió). Outra obra importante de controle de cheia será a instalação de duas comportas no Rio Itajaí Mirim, na cidade de Itajaí.

O fortalecimento do sistema de previsão e alerta de enchentes: renovação e reparação das 14 estações existentes, instalação de 16 novas estações hidrológicas automáticas, instalação de transmissão de dados, do sistema de gerenciamento dos dados (Florianópolis), monitoramento de dados, além da instalação do sistema de monitoramento do rio através de CCTV (Itajaí, Blumenau e Rio do Sul). E para o sistema de alerta de escorregamentos serão instaladas 53 estações pluviométricas que corresponde a uma estação por município.

Serão realizadas também obras de contenção de escorregamento em áreas de risco consideradas prioritárias, já mapeadas no projeto.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.

1sdritajai   sdritajai12 3comite
 fazenda4  assuntosestrategico5  fapesc6
 sds7  acib8

Legendas: (1 e 2) SDR Itajai; (3) Comitê Itajaí; (4) Secretaria da Fazenda; (5) Secretaria Assuntos Estratégicos; (6) Fapesc; (7) Secretaria Desenvolvimento Sustentável; (8) Associação Empresarial Blumenau.