Planos de Trabalho de Reconstrução são entregues em Brasíilia

Mariana Raphael

Foto: Mariana Raphael

O Secretário Adjunto de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli está em Brasília onde entregou os Planos de Trabalho seis municípios de Santa Catarina que foram atingidos pelas chuvas do mês passado. Desses, dois estão em Estado de Calamidade Pública. Todos estão em fase de reabilitação.

O próximo passo é análise dos documentos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – Sedec, até a próxima semana. Os volumes foram entregues durante uma reunião, realizada na manhã dessa terça-feira, 04, entre o Secretário Adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que afirmou que o diagnóstico dos planos será acelerado. “Dentro dos pleitos apresentados hoje, vamos ter condição de, na próxima semana, dar respostas para as cidades atingidas”, disse.

Os municípios que encaminharam a documentação foram Coronel Freitas, Saudades, Xaxim, Planalto Alegre, Cordilheira Alta e Abdon Batista. Todos duramente castigados pela força da natureza.

De acordo com o secretário-adjunto da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli, Coronel Freitas e Saudades já foram reconhecidos com os Decretos de Calamidade Pública. Por este motivo, possuem dois planos cada, sendo um exclusivo para reconstrução de casas. “Em conjunto com os municípios estamos fazendo o levantamento dos planos de trabalho. O Estado faz o crivo destes planos, avalia o que pode atender e o que será pleiteado ao governo federal. É um trabalho a várias mãos (ministério, defesa civil nacional, defesa civil estadual e municípios atingidos) no levantamento, trâmite da análise dos planos e execução das obras,” esclareceu Rodrigo Moratelli.

O ministro Gilberto Occhi explicou que os municípios têm três prioridades: recuperação de pontes que fazem o escoamento de produção, como leite, porco e frango; recuperação e limpeza dos bueiros; e reconstrução das casas atingidas. “Alguns prefeitos já estão identificando novas áreas para reconstrução das casas. E ainda há por parte do governo do Estado alguns levantamentos necessários ao reconhecimento da situação de emergência para que outros municípios possam pedir a homologação e o reconhecimento do governo federal”, afirmou o ministro.

Participaram da reunião o senador Dário Berger, os deputados federais Pedro Uczai, Esperidião Amin, Celso Maldaner, Valdir Colato e João Rodrigues, os deputados estaduais Dirceu Dresch  e Mauro de Nadal.

Também estiveram presentes na audiência, os prefeitos de Águas Frias, Danilo Daga, de Anchieta, Ari Prestes; de Bom Jesus, Vilmar Sabino da Silva; de Coronel Freitas, Mauri Zucco; de Maravilha, Rosimar Maldaner; de Modelo, Ricardo Maldaner; de Nova Erechim, Volmir Pirovano; de Nova Itaberaba, Antônio Domingos Ferrarini; de Pinhalzinho, Fabiano das Luz; de Saudades, Daniel Kothe e de Xaxim, Idacir Orso.