Pomerode e Rio dos Cedros decretam Situação de Emergência por causa da chuva

A Defesa Civil Estadual recebeu na tarde desta quarta-feira (27) os decretos de Situação de Emergência de Pomerode e Rio dos Cedros, afetados por chuva forte na última terça-feira (26). Conforme documentação das prefeituras, 125 pessoas estão desabrigadas e 270 desalojadas, além de 150 casas danificadas.

Com 100 desabrigados e 50 desalojados, o município de Pomerode foi atingido por deslizamentos e inundações nas áreas urbanas e rural, prejudicando os sistemas viário e de abastecimento de energia e água. A enxurrada ainda danificou 85 edificações.

Em Rio dos Cedros, a chuva causou estragos na área rural, deixando 220 desalojados e 25 desabrigados, além de 71 edificaçãoes danificadas. Equipe da Defesa Civil Estadual realiza desde a madrugada vistoria na região. Segundo os técnicos, a chuva forte causou danos também em Timbó. O órgão municipal ainda encontra-se em campo realizando levantamento dos estragos.

Queda de barreira – A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, informou, na tarde desta quarta, que a SC- 416, rodovia que faz ligação entre os municípios de Pomerode e Timbó, está com o tráfego interrompido no km 150. A interrupção ocorreu devido à queda de barreiras e rompimento da pista, ocasionados pela chuva de terça-feira.

O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) iniciará, nesta quarta, a limpeza deste trecho da rodovia, para então liberar parcialmente o tráfego de veículos. Os trabalhos de recuperação iniciam ainda esta semana.

Previsão – Nesta quarta, a Defesa Civil Estadual reforça o alerta de chuva forte para o Litoral, especialmente Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí e LItoral Norte. A chuva pode ser de moderada a forte em alguns momentos, com acumulados em média de 30 a 60mm. Nas demais regiões do Estado, variação de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Há risco de temporais e granizo isolado.