Ponte é inaugurada no Sul do Estado

Criciúma – Linha Batista

Fotos: Paulo Cesar Santos – Defesa Civil SC

Diante da força da natureza, pontilhões antigos se tornam frágeis ao volume de água que escoa pelos rios e riachos que cortam o Estado. Por conta dessa problemática, é que a Defesa Civil tem respondido com uma obra rápida de reconstrução e devolve a dignidade a quem fica, muitas vezes limitado a travessia, como enfatiza o secretário de Estado, Milton Hobus. “Não podemos esperar processos burocráticos lentos para devolver a travessia, por causa disso desenvolvemos os kits de transposição que são montados em duas horas,” disse.

Foi o que aconteceu sobre o rio Ronco D´água, entre as comunidades Linha Batista e Demboski, em Criciúma, no Sul do Estado.  Hoje foi inaugurado o kit de transposição de obstáculos cedido pela Defesa Civil de Santa Catarina. R$ 58. 216, 40. Os recursos são do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec. A prefeitura construiu as cabeceiras e o investimento total foi de cerca de R$ 110 mil. Para o prefeito, Márcio Búrigo, quando o secretário lhe apresentou o projeto rápido, ele foi descrente a possibilidade. “Hoje vejo aqui que é possível desenvolver um projeto tão arrojado e resistente e essa é a segunda ponte que recebemos da Defesa Civil,” destacou.

A outra estrutura, fica bem próximo ao local da inauguração. O primeiro kit, instalado anteriormente custou cerca de R$ 50 mil para o Estado. Cada uma das pontes entregues em Criciúma pela Defesa Civil possuem 10 metros de extensão cada e cinco metros de largura. Construída em concreto pré-fabricado, suporta cerca de 50 toneladas. “Isso garante o escoamento da produção local, mesmo com as fortes chuvas que atingem o nosso Estado,” lembrou, Hobus.

Além dessas inaugurações, Milton Hobus vistoriou o kit de transposição de obstáculos instalado na comunidade Mundo Novo, em Aramzém, outras duas pontes em Gravatal onde os investimentos são de cerca de R$ 150 mil.

O presidente da associação dos moradores da Linha Batista, Sebastião Mattos reforçou que mais importante que grandes obras, são as pequenas que chegam e mudam a vida das pessoas. “Antes nós chegávamos aqui e tínhamos que voltar, agora não precisa mais. Uma ponte é como um abraço, um encontro entre dois amigos”, comenta.

Criciúma – Comunidade Demboski

ARMZEM