Prefeita de Pouso Redondo solicita auxílio devido às chuvas e conhece projeto de Barragens para o município

IMG-20150113-WA0000

Foto: Divulgação SDC/SC.

Em visita a Secretaria de Estado da Defesa Civil, a prefeita de Pouso Redondo, Nair Goulart, participou de uma audiência com o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli. Durante o encontro, Nair e o coordenador municipal da Defesa Civil, Martinho Adolfo Felipe, apresentaram os danos causados com as chuvas torrenciais que atingiram a cidade no dia 26 de dezembro, de 2014.

Entre as necessidades emergenciais, a comitiva municipal solicitou auxílio para instalação de dois kits de transposição de obstáculos na cidade. Uma estrutura já foi garantida pela Defesa Civil de Santa Catarina, com 12 metros de extensão. Para isso o município será responsável pela construção das cabeceiras. Já a outra solicitada de 10 metros de extensão será avaliada, a possibilidade.

O encontro, que contou com a participação do Deputado Estadual, Milton Hobus, foi o momento de discussão sobre a instalação de duas barragens de pequeno porte no município. De acordo com o Secretário Moratelli, as estruturas seriam suficientes para evitar o alagamento registrado no final do mês passado, em Pouso Redondo. “A capacidade de armazenamento das barragens será de 9,15 milhões de metros cúbicos (m³), sendo que a chuva que atingiu o município chegou a 8,5 milhões m³. Ou seja, teria evitado 100% do risco de alagamento”, enfatizou.

Moratelli salientou ainda que a construção das barragens, em Pouso Redondo não vão beneficiar apenas uma cidade, mas sim, toda a Região. “Isso mostra que o projeto de mitigação de cheias do Rio Itajaí é importante para o Alto Vale, Médio Vale e todas as áreas abrangidas pelo Rio”. Finalizou.

A intenção da Defesa Civil é que nos próximos meses, após apresentação dos projetos concluídos à grupos da comunidade e moradores de Pouso Redondo, sejam realizadas as Audiências Públicas para emissão do licenciamento ambiental.