Prevenção é a palavra em destaque na 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

DSC 6447

Durante a abertura oficial da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, o Governador do Estado Raimundo Colombo reafirmou o compromisso com as ações de prevenção para evitar maiores danos, em casos de ocorrências climáticas de grande vulto. “A Defesa Civil de Santa Catarina não tinha recursos para aplicar no setor, por isso criamos o Funda Estadual de Defesa Civil. Agora estamos fazendo investimentos para melhorar a vida das pessoas.” Disse Colombo.

Já o representante do Ministério da Integração, Armin Braun, o evento em Santa Catarina pode ser considerado o mais organizado e que conseguiu reunir os 295 municípios do Estado para discutir Proteção e Defesa Civil. “Hoje, Santa Catarina é um exemplo. Muitas ações desenvolvidas aqui podem ser aproveitadas em outros Estados do Brasil.” Afirmou Braun.

No pronunciamento do Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus, ficou claro que há necessidade de todos os municípios estarem atentos ao que diz respeito a defesa civil, assim protegendo a comunidade catarinense de situações que já fazem parte da história do Estado. São enchentes, enxurradas, vendavais, tornados e um o primeiro furacão da história do Brasil. “Defesa Civil é isso, não esperar os prejuízos. Essa é a visão, quando o Governador, na dificuldade das enchentes do Vale do Itajaí reafirmou que precisávamos ter um Defesa Civil atuante.” Finzalizou Hobus.

Diante disso, Braun concluiu que há necessidade de mudarmos o conceito de proteção e defesa civil. “Precisamos criar essa cultura de prevenção.” Concluiu.

A Segunda Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina teve início nesta quarta-feira, 26 e segue até amanhã, quando serão eleitos os delegados que vão representar o Estado, na etapa nacional.