Previsão climática trimestral para Santa Catarina

Trimestre normal com relação a chuva e temperatura em SC

A previsão é de chuva próxima a média climatológica em Santa Catarina, no próximo trimestre.   A chuva deve ocorrer com distribuição irregular no tempo, o que siginifica que por vezes um ou dois eventos de chuva significativa no mês, pode deixar os valores próximos a média na maioria das regiões.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

Em agosto, o volume de chuva esperado para o mês fica em torno de 100mm em boa parte do estado. Em  setembro e outubro inicia a época das chuvas de primavera, resultando em totais mensais de precipitação mais elevados. Em boa parte dos municípios catarinenses, a maior precipitação do trimestre ocorre em Outubro, com totais acumulados de 210 a 280mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180mm do Planalto ao Litoral.  Vale salientar que como a previsão é de chuva com distribuição irregular no tempo, podem ocorrer períodos contínuos sem chuva, o que deixa o solo  seco, e aliado a umidade baixa do ar, favorece o surgimento de focos de incêndio.

Os episódios de precipitação devem ocorrer, especialmente associados ao deslocamento de frentes frias pelo estado e ao jato de altos níveis (ventos fortes em altitude). Em setembro e outubro, meses que dão início a primavera, são frequentes os temporais com ventania e granizo isolado, muitas vezes por influência dos Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que se desenvolvem durante a madrugada no norte da Argentina e Paraguai, atingindo Santa Catarina,  entre o final da madrugada e o período da manhã, com chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste.

A previsão é de temperaturas próxima a média climatológica, em todas as regiões, no trimestre AGO/SET/OUT.

Neste período, algumas ondas de frio ainda vão provocar declínio acentuado das temperaturas, de curta duração, em média de 3 dias, com formação de geada ampla no estado especialmente até o mês de Agosto, e de forma mais isolada e nas áreas mais altas em setembro e outubro.  Eventos de neve ainda  podem ocorrer, principalmente em agosto.