Previsão de tempo para os próximos 15 dias em SC

Tempo estável na maior parte do Estado

Sexta-feira (14): Tempo estável com presença de sol entre nuvens em boa parte do Estado. À noite há condições de chuva isolada nas regiões do Planalto Norte e Litoral Norte, devido a um sistema de baixa pressão entre o Sudeste do Brasil e o PR, que influencia o setor norte de SC. Temperatura em elevação, diminuindo entre a tarde e noite. Vento de norte a sul/sudeste, fraco a moderado com rajadas à tarde no Litoral, de 40 a 60km/h.

Fonte: Ciram (www.ciram.com.br)

Sábado (15): Sol entre nuvens na maior parte do estado, com mais nuvens e condições de chuva especialmente na madrugada, início da manhã e noite nas regiões do Planalto Norte e Litoral Norte, devido a um sistema de baixa pressão entre o Sudeste do Brasil e o PR. Temperatura diminui um pouco com relação ao dia anterior. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado.

Domingo (16): Sol com aumento de nuvens em SC e condições de chuva especialmente na madrugada e noite nas regiões do Planalto Norte e Litoral Norte e à noite na Grande Florianópolis. Temperatura em elevação durante o dia. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Segunda e Terça-feira (17 e 18): Variação de nuvens em SC, com chuva especialmente na madrugada, início da manhã e noite nas regiões entre a Grande Florianópolis e o setor norte do Estado, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). Temperatura com pouca elevação. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA 19 a 29/10

Na maior parte desse período o tempo deve ser estável com presença de sol em SC, apenas entre os dias 28 e 29/10 há condição de tempo mais instável com chuva no estado, devido a uma frente fria. A temperatura permanece mais elevada durante o dia nesse período.

Características da estação: a primavera marca a transição do inverno (mais seco e frio) para o verão (mais quente e úmido). Com mais umidade e calor, ingredientes indispensáveis para instabilidade, muitas vezes se forma com tanta rapidez, que é incapaz de ser percebida e incorporada nas análises dos modelos rodados nos supercomputadores, resultando em simulações falsas da atmosfera real. Por isso, nesta época do ano, a previsão apresenta uma maior variabilidade. Neste sentido, ressalta-se a importância de acompanhar diariamente a previsão do tempo.

Noele Brito e Gilsânia Cruz – Meteorologistas