PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/01) – 05:00

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (26/01)

A quarta-feira (26) começa com com mais nuvens em SC, se comparada aos dias anteriores. Mesmo assim, o sol aparece contribuindo para a manutenção das temperaturas altas provocadas pela onda de calor e pela condição pré-frontal (dia que antecede a chegada de uma frente fria). No decorrer da tarde e principalmente à noite, o tempo muda no estado com a aproximação de uma frente fria que, associada ao forte calor de temperaturas máximas próximas a 40°C no Oeste e sul, provoca chuva em todas as regiões de SC. Por alguns momentos a chuva ocorre acompanhada por temporais, com raios, rajadas de vento e granizo. Vento de nordeste a noroeste, com rajadas moderadas durante o dia no Litoral e a partir da tarde nas demais regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais. 

 

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (27/01)

Na quinta-feira (27), a frente fria avança pelo estado, associada a sistemas de baixa pressão, mantendo o tempo instável e com condições para chuva, que tende a ocorrer de forma mais intensa e com temporais na madrugada, atingindo especialmente do centro ao sul do estado, e posteriormente à tarde, quando a condição para temporais é maior no norte catarinense (áreas de divisa com PR).  O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos  temporais com chuva intensa, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. As temperaturas declinam com relação aos dias anteriores e as máximas variam entre 28 e 33°C na maior parte do estado e entre 22 e 25°C no Litoral Sul. O vento sopra de nordeste a noroeste, virando para sul no decorrer do dia, com rajadas moderadas a fortes, especialmente no Litoral, deixando o mar agitado com risco de ressaca. 

 

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (28/01)

Na sexta-feira (28), a frente fria se afasta para o mar, mas um sistema de baixa pressão entre o Litoral de SC e de SP, mantém o tempo instável com chuva persistente no Litoral Norte e a partir da tarde, e com algumas trovoadas, nas demais áreas do centro ao leste de SC.  O risco é moderado para ocorrências associadas a chuva persistente e volumosa, como alagamentos e deslizamentos. As temperaturas declinam significativamente no estado, com máximas não passando de 25°C. O vento predomina de sul no Litoral com rajadas moderadas a fortes e varia de sudeste a nordeste nas demais regiões, com fraca intensidade. O mar continua bastante agitado no Litoral com risco de ressaca. 

 

TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No final de semana, o tempo se mantém instável e com chuva persistente no Litoral Norte e áreas próximas, devido ao giro de um sistema de baixa pressão com centro entre o Litoral de SC e de SP. Nas demais regiões de SC, o sol aparece entre algumas nuvens e há condições para pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas na tarde do domingo (30). 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/01)

Vento de nordeste no Litoral com rajadas moderadas durante todo o dia no Litoral e de nordeste a noroeste nas demais regiões com rajadas moderadas a partir da tarde. 

 

Ondas do quadrante leste/nordeste em todo Litoral catarinense. Com picos de até 2,0 m no Litoral Sul e de 1,0 m nas demais áreas litorâneas.