Primeira casa para atingidos pelo tornado no Oeste começa ser erguida

IMG-20150522-WA0008

Foto: Divulgação Defesa Civil SC

A primeira casa modular que será destinada aos atingidos pelo tornado de Xanxerê e Ponte Serrada, começa receber a primeira parte da estrutura, nesta sexta-feira, 22. O terreno está em fase de adequação. A base em concreto também será feita ainda hoje, onde consiste o piso e a montagem prevista para iniciar no sábado, 23. A finalização deve ocorrer no início da semana que vem. O endereço da montagem é Rua General Osório, número 1185, bairro Esporte, em Xanxerê.

O pedido para montagem foi feito pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus. “Vamos mostrar para as famílias a estrutura que estamos oferecendo para eles. Com isso vão conhecer a qualidade e o conforto das casas modulares,” disse.

O objetivo é que aqueles que estão na lista de beneficiados, entendam que o interesse do Governo do Estado é ajudar os que perderam suas casas. O mesmo processo deve ocorrer em Ponte Serrada. Para Xanxerê, estão previstas 78 unidades. Já em Ponte Serrada, a Defesa Civil deve fazer a entrega de 24 casas.

O Governador, Raimundo Colombo e o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus estarão na próxima quarta-feira, 27, em Xanxerê para apresentar a casas ao município e aos que serão atendidos pela ação do Governo do Estado. 

Cada casa possui, 39 metros quadrados, com dois quartos, sala/cozinha, banheiro e uma área de serviço. O material utilizado possuiu aço galvanizado, com isolamento térmico e acústico. As casas modulares da Defesa Civil, que já chegaram a quase 300 famílias de Santa Catarina são resistentes a queda de granizo, vendavais e chamas.

A expectativa é que o Governo Federal auxilie na aquisição dessas casas. Houve uma sinalização positiva em conversas com representantes da União. No entanto, o Estado já está comprometido em atender os flagelados do tornado no Oeste.