Primeira reunião do ano do Colegiado de Defesa Civil tem a presença de Secretário de Estado

reunio_colegiado_de_def._civil_da_amfri_22.02_7

Na última sexta-feira (22), foi realizada na sede da AMFRI a primeira reunião do ano do Colegiado de Coordenadores Municipais de Defesa Civil que contou com a presença do Secretário de Estado do setor, Milton Hobus. A reunião serviu para os representantes dos municípios da região se conhecerem e principalmente saberem quais serão os investimentos do Governo Estadual na área de Defesa Civil.

Eliezer Cardoso, Coordenador Regional de Defesa Civil, apresentou o Diagnóstico da Situação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDECs) da região e em seguida, cada um dos coordenadores presentes, fez sua apresentação e citou brevemente os problemas da área identificados em seus municípios, também reivindicaram melhorias para região e questionaram o Secretário quais as ações  serão realizadas no Estado este ano.

O Secretário de Estado, Milton Hobus, contou que no dia 19 de fevereiro foi entregue a ordem de serviço para a compra do radar meteorológico e o lançamento do Sistema de Prevenção e Mitigação de Desastres do Estado foi realizado por ele e pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. “O radar servirá para termos um serviço com informações úteis para assim realizarmos as prevenções e principalmente gerar proteção a população em caso de desastres naturais”. O equipamento vai atender 190 municípios e terá um investimento de R$ 7 milhões com recursos do Fundo Estadual de Defesa Civil.

Ele afirmou que todo o estudo de prevenção já está sendo realizado pela Defesa Civil Estadual. No estudo está incluso a possibilidade de construir um Instituto de Metereologia e o Centro de Alertas para orientação da Defesa Civil. Além da instalação do radar, os custos de manutenção e projeto de prevenção a sobrelevação das barragens que podem gerar energia e deixar retornos no Estado.

Milton elencou diversas outras ações que a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina irá realizar durante este ano. O secretário estadual salientou ainda que considera importante existir esse trabalho regionalizado, através do Colegiado, agradeceu a oportunidade de ter este contato direto com os municípios da região e recebeu o agradecimento por sua presença pelos membros do Colegiado.

Assessoria de Comunicação AMFRI – (47) 3404-8000 ou imprensa@amfri.org.br