Primeiro Centro Regional da Defesa Civil SC é instalado no Oeste

IMG 1537

O Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) Regional começou a sair do papel. Ao todo serão 20 unidades em Santa Catarina. O primeiro Cigerd instalado é do de Maravilha, no Oeste. O trabalho no município começou na terça-feira (25) e continuou durante a semana. Na quinta-feira (27), o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, foi ao Oeste para verificar o a instalação.

“Começamos nesta semana a instalação dos Centros e até setembro vamos instalar todas as 20 unidades”, diz Moratelli.

Além do secretário de Estado, o secretário da ADR de Maravilha Valci dal Maso, o coordenador regional Rogério Golin e responsáveis pelos Centros acompanharam a vistoria.

IMG 1534

O Cigerd Regional será a sede do coordenador Regional da Defesa Civil SC e também estará interligado ao Cigerd de Florianópolis. O secretário explica a atuação do Centro Regional. “Por exemplo numa enchente, os principais agentes de atuação vão se reunir aqui no Cigerd Regional para gerenciar a crise e não deixar que se torne um desastre”,comenta Moratelli.

O Cigerd Regional é composto por nove unidades modulares de ferro galvanizado e pintado. Ele possui cerca de 150 a 160 metros quadrados. Ainda, possui tecnologia de ponta (dado e voz) para os agentes se comunicarem direto com a base em Florianópolis através de vídeo-conferência.

Em caso de comprometimento da energia elétrica do município devido um desastre natural, por exemplo, o Centro mantêm operação normalmente, pois conta com um gerador de energia próprio o que torna auto-suficiente.

WhatsApp Image 2017-04-29 at 10.36.36

Cigerd Florianópolis

O Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres– Cigerd, está em construção na Avenida Governador Ivo Silveira, 2320, e é a base dos Regionais. Ele deverá contar com diversos órgãos que atuam diretamente nos desastres. Todas as forças estarão reunidas num mesmo local para tomar medidas em conjunto e diminuir o tempo de resposta ao cidadão.

O Centro faz parte do novo sistema de proteção e defesa civil que está em fase de implantação em Santa Catarina. A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres. A intenção da Defesa Civil é integrar os setores para o gerenciamento de crise. Com isso, garantir que um desastre não se torne uma crise, ou seja, possibilitar o melhor gerenciamento do desastre. A estrutura buscar integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos.

O governo de Santa Catarina, através da secretaria de Estado da Defesa Civil, realiza o maior investimento da história em prevenção a desastres. São obras de contenção e inteligência que permitem uma atuação mais eficaz. Hoje, a Defesa Civil de Santa Catarina já é referência nacional em prevenção, preparação e resposta a desastres.

O governo de Santa Catarina também trabalha na estruturação dos 295 municípios para atuarem com precisão e rapidez em caso de ocorrências climáticas. São o sistema de radares meteorológicos, barragens de contenção, plano de emergência, contingência para prevenir e melhorar o tempo resposta ao cidadão. Todas as tomadas de decisões de um evento climático adverso, estarão centralizadas em um único lugar, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres.