Foi dada a largada aos Seminários Regionais de Defesa Civil em Santa Catarina

Seminário Xanxerê

São Miguel do Oeste foi o primeiro município de Santa Catarina a receber nesta quarta-feira (14) a equipe da Defesa Civil Estadual com o Seminário Regional:  Defesa Civil e a Gestão de Risco e Desastre e preparando-se para o Futuro.  Pelo menos 100 participantes dos municípios que integram a AMERIOS E AMEOSC estiveram no evento que contou com a participação do Secretário de Estado da Defesa Civil Milton Hobus. Nesta quinta-feira (15) quem sedia o evento é Xanxerê. “Esse e os outros encontros serão o grande marco da mudança estrutural que Santa Catarina passa a ter em prevenção, tendo como princípio informar o cidadão”, afirma o secretário.

No total serão realizados 12 seminários em várias partes do estado. Os congressos são promovidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Federação dos Municípios Catarinenses (Fecam), através da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). O objetivo é sensibilizar os gestores públicos municipais e os profissionais da área de Defesa Civil, Assistência Social, Saúde, Educação, Psicologia, Direito e áreas afins sobre a gestão de risco e desastre, visando aumentar a resiliência local e minimizar os efeitos adversos.

Nos encontros serão abordados procedimentos administrativos e jurídicos para que gestores e cidadãos saibam como solicitar ajuda e quais as fontes de recursos disponíveis. Além do treinamento, cada município vai receber um kit composto por um microcomputador, impressora, televisor e GPS – Sistema Global de Posicionamento, itens que vão interligar o município ao Centro de Monitoramento e Alerta do Estado. Também serão entregues uma câmera fotográfica, trenas, capas de chuva e pranchetas para auxiliar nos trabalhos de identificação e mapeamento de áreas de risco de desastres.O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus pretende estar presente em todos os seminários, falando aos gestores sobre o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil.“Com isso Santa Catarina só tem a ganhar, contamos com a participação de todos.” ressalta.

Nesta quarta-feira (15)  Xanxerê sedia o evento,  no auditório do Bloco “E”, da UNOESC. (Rua Dirceu Giordani, 696 – Jardim Tarumã). As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, por meio do site da EGEM www.egem.org.br.

Cronograma dos seminários:

Dia / Local