Primeiros Municípios do Oeste recebem Kit’s de Transposição de Obstáculos.

IMG 3205Os prefeitos de sete municípios da região de São Lourenço do Oeste receberam os Termos de Compromisso para a entrega dos “kit’s” de Transposição de Obstáculos.

O encontro do Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina Milton Hobus com os prefeitos de São Lourenço Do Oeste, Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte e São Bernanrdino foi na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste.

O Governo de Santa Catarina garantiu para esses municípios os Kit’s de Transposição de Obstáculos com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil. O investimento total é de R$ 307. 344, 75. Agora, fica a cargo das prefeituras finalizarem as cabeceiras e as bases para receber as estruturas.

Os “kit’s” que substituem pontes e pontilhões levados pela força da água em enchentes e enxurradas possuem de oito a 11 metros de extensão. Seguem o que previa o edital.

Nesta quinta-feira(06) é a vez de Iraceminha, Modelo, Romelândia, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso, na Regional de Maravilha receber a comitiva da Secretaria de Estado da Defesa Civil que percorre as regiões Oeste e Extremo Oeste.

Os municípios que fazem parte da SDR de São Miguel do Oeste também assinam os Termos de Compromisso nesta quinta-feira. Os beneficiados são Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba e São Miguel do Oeste. A solenidade ocorre às 14h na SDR. Uma hora depois está prevista a instalação do segundo kit de Transposição em Santa Catarina. A cidade que recebe os trabalhos é São Miguel do Oeste. A estrutura custou aos cofres públicos cerca de R$ 52 mil. O valor investido representa 50% do que seria necessário aplicar em métodos tradicionais. O tempo de instalação também é recorde. Dura em média duas horas. A inauguração da travessia será acompanhada pelo Secretário de Estado Milton Hobus.

No início da noite, às 18h a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos será o local das assinaturas dos Termos de Compromisso de Palmitos, Águas de Chapecó e Cunhataí.

Segundo o secretário Milton esse método de instalação de pré-fabricados traz além de economia maior cobertura do Governo  de Santa Catarina em ações que visam melhorar a vida das pessoas. “São esses investimentos inteligentes que proporcionam mais municípios terem apoio do Governo do Estado. Com a economia, é possível levar mais qualidade em mais municípios de Santa Catarina.” Disse.

Somente no Oeste e Extremo Oeste, o investimento em “kit’s” de Transposição ultrapassa a marca de R$ 1,2 mi. A primeira etapa que deve se estender até abril vai chegar a 130 cidades do Estado. O investimento proveniente do Fundo Estadual da Defesa Civil supera os R$ 5,7 mi. As demais vão ser beneficiadas ainda em 2014 com a instalação das estruturas físicas que garantem a passagem de veículos e pedestres. No entanto, apenas cidades que decretaram Situação de emergência poderão ser agraciadas com os “kit’s”.