Produtos perigosos foi o tema principal da Defesa Civil na regional de Tubarão

dsc06329

No último dia do projeto “Governar o Governo” pela região Sul de Santa Catarina, o secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Althoff, visitou os municípios da Regional de Tubarão. Além da cidade anfitriã, aconteceram reuniões em Gravatal, Capivari de Baixo e Pedras Grandes, nesta quinta-feira (28).

Foto: Tubarão

Pela manhã, o secretário visitou a Defesa Civil de Tubarão e foi recepcionado pelo coordenador José Luiz Tancredo e sua equipe. Entre os assuntos em pauta estavam o desassoreamento do Rio Tubarão, a criação de uma estrutura regional de defesa civil e principalmente, o transporte de produtos perigosos pelas estradas da região.

Em Gravatal, a reunião com o prefeito Rudinei Carlos do Amaral Fernandes, tratou da reflexão dos danos causados pela última enxurrada. “Investir em prevenção é o caminho para a proteção das comunidades”, destaca o secretário. O prefeito lembra que, quando impactado por uma enxurrada, os problemas se concentram na destruição de pontes, pontilhões e estradas, que chegam a ser reabilitadas várias vezes num curto período de tempo.

No município de Capivari de Baixo, em reunião com representantes da prefeitura e do Conselho Municipal de Defesa Civil, o tema central da discussão foi o transporte de produtos perigosos pelas rodovias que atravessam a região. Capacitações voltadas à área e a viabilidade de recursos para a aquisição de materiais e equipamentos foram sugeridos. A estruturação da defesa civil municipal também foi abordada durante o encontro.

Outra cidade visitada foi Pedras Grandes. Althoff e o representante da prefeitura abordaram as últimas ocorrências no município, que desde 2009, decretou Situação de Emergência em todos os anos devido às fortes chuvas de verão.

A programação do dia foi encerrada no Espaço Integrado de Artes da Unisul, com a reunião de trabalho entre o governador Raimundo Colombo, vice Eduardo Pinho Moreira, secretários de Estado e autoridades da região.

Informações adicionais: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3685 e email defesa civilsc@gmail.com.

dsc063351 2dsc06380  3dsc06349

Fotos: (1) equipe Defesa Civil de Tubarão; (2) Capivari de Baixo; (3) Gravatal.