Programa Defesa Civil nas Escolas

Considerando que é fundamental capacitar e acompanhar os alunos e professores visando à promoção de ações que possibilitem a mudança de comportamento e a mudança cultural referente à gestão de risco e a gestão de desastres, o Programa Defesa Civil nas Escolas: em defesa do cidadão – preparando um futuro melhor se constitui como inovador no âmbito da SDC e trata-se de um piloto, podendo sofrer alterações no decorrer de sua execução.

Tem como OBJETIVO GERAL: Desenvolver um programa visando a incorporação da temática “Defesa Civil na Escola” capacitando alunos e professores para atuarem de forma compartilhada e eficaz na gestão de risco de desastres junto a comunidade e a Defesa Civil de seu município.

O piloto será desenvolvido em 03 escolas estaduais dos municípios de Xanxerê, Criciúma e Rio do Sul, com alunos entre 12 a 14 anos, do 7º ano.. A formação terá duração de 04 meses, com encontros quinzenais, e será organizada em 04 módulos, totalizando 08 encontros, contemplando conteúdos de gestão de risco e outros temas afins.

Será ministrada pelos COREDECs da SDC e outros convidados, dependendo do tema.

A metodologia será participativa, lúdica e interativa, permeada pela relação teórica-prática em todas as abordagens, utilizando-se de exercícios práticos, gincanas, mutirão, simulado, visitas de campo, elaboração de projetos de prevenção comunitários, entre outros culminando com a criação de um Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil para dar continuidade ao projeto no âmbito escolar e comunitário.