Programa SC Resiliente cresce no Estado

A cada dia novos municípios realizam a adesão ao Programa SC Resiliente. A iniciativa foi criada para fortalecer as cidades catarinenses com uma melhor capacidade de resposta aos eventos adversos de forma prática e participativa. Até o momento já fazem parte do Projeto 35 municípios.

Nesta quinta-feira (05) a Prefeitura de Joinville vez a adesão ao SC Resiliente. No ato realizado na sede da Prefeitura, que contou com a presença do Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, e do Prefeito, Udo Dohler, foi assinado o documento que formaliza a inscrição.

Assinatura de adesão ao Programa em Joinville. Foto: Flávio Jr, Ascom DCSC

“Essa é uma proposta que surpreende todos nós, ela mostra a competência e a agilidade na resposta dos problemas mostrando com toda a clareza que esse é o bom caminho”, comentou o Prefeito de Joinville. Segundo ele, a Defesa Civil Estadual é uma grande parceira do Município.

“A Defesa Civil estadual é uma instituição que realmente funciona. Desde que estou na prefeitura sempre nos ajudou nos momentos mais difíceis. É uma coisa que muita vezes não percebemos mas que temos que destacar, como a competência e agilidade desta instituição”, concluiu Udo Dohler.

Já o Chefe da Defesa Civil comentou que o objetivo é proporcionar uma atuação conjunta com as prefeituras na prevenção e mitigação de eventos climáticos e desastres naturais. “O SC Resiliente significa um investimento no futuro, é planejar as cidades para que tenhamos mais segurança. Cada município que adere ao programa começa a ter estrutura para fomentar um desenvolvimento priorizando a proteção e defesa civil”, explicou João Batista.

De acordo ele, os municípios serão orientados pela Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) para desenvolver as ações a partir de um diagnóstico técnico e, ao longo dos anos pelo resultado do desempenho alcançado, poderão ter acesso a uma linha de financiamento de aproximadamente R$ 175 milhões. Os recursos serão disponibilizados pelo Banco Mundial e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). “Para receber o selo do SC Resiliente os municípios serão incentivados a desenvolver projetos em diversas áreas com ações estruturais e não estruturais”, completou.

O resultado final do “Programa SC Resiliente” será a classificação de desempenho. “Os municípios serão contemplados com o título de Ouro, Prata e Bronze após a execução do primeiro ciclo, de acordo com a capacidade de execução da Agenda de Resiliência”, finalizou.

A adesão ao Programa pode ser realizada através do endereço eletrônico www.scresiliente.sc.gov.br