Projeto Comunidade Segura

A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), através da Coordenadoria Regional de Defesa Civil de Xanxerê, e com apoio do Município de Xanxerê, AMAI e APADAVIX, lançou nesta terça-feira (03) o Projeto Comunidade Segura.

O Projeto, que conta com a parceria dos clubes de serviço (E-Club, Rotary, ASR, Rotaract), busca atender as diretrizes da Política Nacional de Defesa Civil no que tange a integração com as comunidades, promovendo maior participação em ações preventivas e aumento da percepção de risco frente aos eventos climáticos, tecnológicos ou antrópicos.

Ainda no mês de março os clubes de serviço participarão de uma capacitação promovida pelo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) Regional de Xanxerê. O foco é o alinhamento com a temática de proteção e defesa civil para adoção e emprego dos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores no processo de capacitação da comunidade.

Já no mês de abril, serão realizadas capacitações em cinco comunidades do município de Xanxerê (Bairro dos Esportes, Bortolon, Tacca, São Jorge e Maria Winckler). O público alvo são moradores de áreas de risco, ou sucetíveis a desastres, e interessados na temática proteção de defesa civil.

Segundo o Coordenador Regional de Defesa Civil, Luciano Peri, o “Projeto Comunidade Segura” foi pensado visando a capacitação e a preparação da nossa comunidade para o enfrentamento aos desastres. “É preciso lembrar que Xanxerê está no corredor de maior registro de eventos adversos e a preparação da comunidade é um dos pilares da prevenção que a DCSC prioriza”, comentou Peri.

O projeto é pioneiro e será desenvolvido inicialmente em Xanxerê e posteriormente será levado para outros municípios catarinenses. “Buscamos despertar a cultura de proteção na comunidade. O objetivo é capacitar as pessoas para que estejam mais preparadas para que possam assumir o protagonismo de suas próprias histórias”, comentou o Chefe da DCSC. De acordo com ele, a mudança de conceitos e costumes de autoproteção é fundamental para uma comunidade mais resiliente.

A iniciativa busca também a criação, junto com os moradores, gestores locais e demais interessados, do Plano Emergência Familiar ou Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). Essas ferramentas levam em conta os riscos e vulnerabilidades específicos de cada localidade, e assim estipula ações a serem adotadas de prevenção e resposta durantes eventos adversos.