Avaliação de Redes de Estações Hidrometeorológicas de Qualidade da Água é tema de oficinas em Santa Catarina

DSCF1265

A Defesa Civil de Santa Catarina realizou oficinas sobre o Projeto de Avaliação de Redes de Estações Hidrometeorológicas de Qualidade da Água. Foram quatro Blocos de Regiões Hidrográficas, que contaram com a participação de Comitês de Bacias, usuários de recursos hídricos e agentes técnicos municipais e coordenadores regionais da Defesa Civil de Santa Catarina.

As oficinas foram realizadas de 1º a 08 de abril, nas regiões de Antas, Chapecó, Irani, Jacutinga, Canoas, Canoinhas, Timbó, Peixe,Itapocu, Cubatão/Cachoeira, Itajaí, Camboriú, Tijucas, Cubatão-Sul, Tubarão, Urussanga e Araranguá.

A execução do curso foi feita pela Epagri/Ciram, instituição contratada pela A Secretaria de Estado da Defesa Civil. O intuito é avaliar as redes de estações hidrometeorológicas e de qualidade de água de propriedade de órgãos públicos e privados existentes no Estado.Para a realização desse Projeto, a Defesa Civil conta com a parceria da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Entre os objetvos da ação está a estruturação do Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta, que contempla diversas ações, tais como a aquisição e instalação do radar meteorológico, a ampliação e fortalecimento da rede de monitoramento hidrometeorológica, a implementação de um sistema de previsão hidrológica para inundações e estiagens, um software de monitoramento e alerta e de gestão de riscos e desastres integrado com planos de contingência, a construção de um Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

Diante dos resultados e da programação, está prevista uma nova etapa desse tipo de formação, em Santa Catarina. A próxima fase será realizada em junho de 2014, já que os estudos iniciais devem ficar prontos em 04 meses. A partir disso, um diagnóstico será apresentando.