Projeto de barragem é apresentado a moradores de Petrolândia

IMG 5826

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Nesta quarta-feira, 03, moradores de Petrolândia visitaram a Defesa Civil de Santa Catarina. Um é o ex-prefeito do município, Ademar Shulze e o outro o agricultor, Pedro de Souza. Na ocasião, foram recebidos pelo Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli e o responsável pelo Projeto Rio Itajaí, Paulo Eli. O encontro foi a oportunidade para a apresentação o Projeto de Construção da Barragem no município. Para Ademar, essa foi a oportunidade de conhecer o que realmente é proposto para a cidade. Quais são os impactos. “Essa busca de informações foi importante para esclarecer o que está sendo proposto. Queremos entender o objetivo do Estado”, disse.

A ansiedade dos moradores é pelo que chega até a comunidade, como garante Pedro. “O que ficamos sabendo aqui hoje, é bem diferente do que ouvimos lá. Não são totalmente a favor, mas diante do que foi explicado, temos que avaliar. O que não pode é perder, mas saímos satisfeitos”, enfatizou.

A intenção da Defesa Civil de Santa Catarina é estar de portas abertas aos moradores que tenham dúvidas quanto ao andamento do projeto. Conforme explica o Secretário, Rodrigo Moratelli, a execução dos trabalhos de estudos, ainda não foi finalizada. “ Um abaixo assinado foi realizado na cidade. Após o conhecimento continuamos atendendo os moradores para esclarecer qual o objetivo da cidade.

A barragem do rio Perimbó tem três objetivos de utilização: abastecimento humano, combate à seca e irrigação.

Características dos Eixos apresentados.

Eixo 01

Eixo 02

Área Alagada – 74ha.

Área alagada – 68,52 há

Altura – 17 metros

Altura – 18 metros

Comprimento – 206 metros

Comprimento – 254 metros

Armazenamento – 4,25 milhões de metros ³

Armazenamento – 3,52 milhões metros³

Edificações atingidas – 53

Edificações atingidas – 40

Custo estimado – R$ 14,85 milhões

Custo estimado – R$ 11, 5 milhões

A previsão é que com a construção das três barragens de pequeno porte previstas para o rio Perimbó, em Petrolândia, as estruturas de Braço do Trombudo e do Rio Taió, em Mirim Doce represem até 17 milhões de metros cúbicos de água. A ação ganhou destaque neste ano, embora as discussões tenham iniciado há quase seis anos. “Depois da enchente de novembro de 2008, surgiu a preocupação do então governador. Com as cheias de 2011, essa cobrança por ações de contenção foi ampliada. Foi quando surgiu a possibilidade de construção das barragens no Alto Vale”,  afirmou Moratelli.