Projeto de Produtos Perigosos apresenta relatório de operações do primeiro semestre

ppsite2Nesta quarta-feira (5), a equipe do Programa Estadual de Controle do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos apresentou, durante reunião da Defesa Civil, o relatório do primeiro semestre de operações nas estradas federais e estaduais de Santa Catarina. O cronograma de ações iniciou em março e segue até novembro pelo Estado com a participação da Polícia Militar Rodoviária e Ambiental, Corpo de Bombeiros, Exército, Fatma, Deinfra, Secretaria da Fazenda e Conselho Regional de Química.

Entre março e julho, foram realizadas 15 operações com a participação de cerca de oito órgãos por operação. Destas, 10 ocorreram em rodovias federais, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. “Nós fiscalizamos a documentação do motorista e do veículo, as condições de transporte, assim como o armazenamento do material, entre outros”, afirma o major Emerson Emerim, coordenador do projeto.

Nas operações, a Defesa Civil Estadual realizou 242 pesquisas e o Deinfra abordou 947 veículos com produtos perigosos. A Vigilância Sanitária, das 978 fiscalizações, realizou seis notificações e duas intimações referentes aos transportes. Das 88 vistorias efetuadas pela Polícia Militar Rodoviária, foram distribuídas 174 notificações aos transportadores deste tipo de material. Já a Polícia Militar Ambiental e a Fatma realizaram 66 e 45 fiscalizações, com 7 e 12 notificações, respectivamente.

O programa segue mas rodovias estaduais e federais até novembro com cronograma distribuído em diferentes regiões catarinenses.