Projeto do radar no Oeste segue em ritmo acelerado

20150424 113044

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Durante reunião com o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, o Secretário Milton Hobus assegurou que o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil pretende iniciar a instalação do radar meteorológico ainda este ano, no Oeste de Santa Catarina. “Queremos para este ano. Esperamos o apoio do Governo Federal, através do Cemaden, que já sinalizou a compra do equipamento,” destacou.

Hobus salientou que a Defesa Civil vai erguer a torre e se responsabilizar pela manutenção do radar que vai atendera Região Oeste. Para o Secretário Adjunto, Rodrigo Moratelli, o processo de parceria com o governo federal está bem adiantado. “Em fevereiro tivemos uma reunião com o Cemaden. Agora depende apenas de liberação de recursos para aquisição.” Pontuou.

Conforme Moratelli, o projeto é do Ministério da Ciência e Tecnologia, que vai adquirir 12 radares. Santa Catarina seria o primeiro beneficiado, desse pacote. Já em setembro do ano passado, uma equipe de técnicos visitou três pontos para definição do terreno que vai receber o novo equipamento.  A informação foi confirmada pelo coordenador regional de Maravilha, Rogério Golin, que participou do levantamento. “Estivemos em Vargeão, Chapecó e Catanduvas. Chapecó apresentou o melhor cenário para receber o equipamento.” Concluiu, Golin.

Rodrigo Moratelli destacou ainda que o projeto para instalação do novo radar do Oeste já está pronto. Ele lembrou que o equipamento que será destinado para o Oeste tem as mesmas características do que já está montado, em Lontras. “Esse equipamento possui a mesma estrutura de abrangência, 200 quilômetros de raio em linha reta.” Enfatizou.

Além deste equipamento, a Defesa Civil trabalha com o projeto de instalação de um radar, também no Sul de Santa Catarina.