Projeto pretende implantar pólo tecnológico de Defesa Civil em Santa Catarina

A criação de um Centro de Inteligência para a Defesa Civil poderá dar mais um passo após apresentação de projeto ao governador Luiz Henrique, na sexta-feira (8), às 14h30min, na sede administrativa do governo. A implantação de um pólo tecnológico foi idealizada em conjunto com a prefeitura de Palhoça, Defesa Civil Estadual e iniciativa privada, com objetivo de concentrar tecnologia na área de prevenção de risco de desastres.

“As mudanças climáticas já impuseram um novo comportamento em Santa Catarina. Precisamos reforçar a prevenção aos riscos e nos antecipar para evitar novas tragédias, como a de novembro de 2008”, destaca o diretor de Defesa Civil, Márcio Luiz Alves. O centro, previsto para ser instalado em uma área do Governo do Estado de 30 mil metros quadrados na BR 282, em Palhoça, contará com a atuação conjunta da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Voluntários. No local, prevê-se ainda um ambiente para treinamento e simulação.

O investimento neste espaço, segundo o diretor, trará economias no futuro. “A ONU diz que a cada um dólar empregado em prevenção, economiza sete dólares em reconstrução após um cenário de desastre”, explica o diretor. Em 2009, o governo federal liberou cerca de R$ 3 bilhões, em medidas provisórias, para atender desastres em todo o país. Naquele ano, 94% do território catarinense registrou prejuízos causados pelos eventos adversos extremos.