Projetos da Defesa Civil SC são apresentados na ADR de Jaraguá do Sul

IMG 1479

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil SC

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, apresentou os projetos da secretaria em âmbito estadual e regional para a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul. A apresentação ocorreu na tarde desta segunda-feira (24) para o secretariado da ADR, prefeitos, vereadores e deputados.

Na apresentação, Moratelli, destacou as ações que o governo do Estado realiza através da secretaria. “Estamos transformando Santa Catarina num padrão internacional de proteção e defesa civil”, comenta. Entre os exemplos citados que estão em implantação no Estado, destacam-se a cobertura de 100% do território Catarinense por radares meteorológicos; construção do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres interligando com outros 20 centros regionais; envio de notificação de emergência por mensagem de texto (SMS); mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico; plano de contingência municipal e 20 seminários regionais.

IMG 1492

Moratelli falou da importância do Centro Regional de Jaraguá do Sul que será instalado em agosto. “A estrutura estará interligada com o Cigerd em Florianópolis que vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres para os municípios de abrangência da coordenadoria regional de Defesa Civil (Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder)”.