Projetos e ações da Defesa Civil apresentadas na Fiesc

20150225 151110

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Na tarde desta quarta-feira, 25, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus participou da reunião promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fiesc.

Na ocasião, lideranças políticas de várias Regiões do Estado e empresários Catarinenses puderam acompanhar a explanação de Hobus sobre as ações de Prevenção e Mitigação desenvolvidas pelo Governo de Santa Catarina através da Defesa Civil em todo território de Santa Catarina.

O Secretário apresentou as ações em andamento e que já fazem parte do dia a dia dos catarinenses, como as montagens dos kits de transposição de obstáculos, casas modulares, as sobre-elevações das barragens Sul e Oeste, em Ituporanga e respectivamente, Taió, no Alto Vale do Itajaí. Também foram destacados por Hobus, a construção de sete novas barragens no Vale do Itajaí, que vão além da contenção de cheias. De acordo com ele, os estudos apontam que as estruturas poderão ser aplicadas para múltiplo uso. “Não estamos pensando só na atualidade. Os estudos nos mostram que as necessidades são maiores no futuro. Por isso, as barragens vão além de retenção de água, possibilidade de irrigação entre outras atividades que beneficiarão toda a Região,” enfatizou.

Os projetos consistem em duas fases, a 03 barragens, que contempla Mirim Doce, Petrolândia e Braço do Trombudo, que automaticamente beneficia todos os municípios a jusante das estruturas e as 04 barragens, que atenderão, Agrolândia e Pouso Redondo, beneficiando as comunidades também a jusante (à baixo). Foi destacado ainda, o projeto da Barragem de Botuverá, que é considerada de médio porte e com possibilidade de multiplo uso.O Centro de Monitoramento da Defesa Civil também fez parte da explanação.

O Plano de Estiagem foi elencado pelo Secretário, como peça fundamental para evitar problemas mais graves com os longos períodos de seca, como o registrado, em 2013. Não ficou de fora, o Plano Diretor das Bacias hidrográficas e os Melhoramentos dos Canais desde o Norte, ao Sul de Santa Catarina e de Leste a Oeste. “Vamos mapear todos os pontos críticos para auxiliar a população, em caso de possível período de estiagem,” afirmou.

Milton Hobus reafirmou aos participantes, as ações como: Mapeamento de Risco/Planos Municipais de Redução de Risco, projeto no aguardo de possível parceria com a União. O valor estimado é de R$ 23, 6 milhões, Modelagem Hidrológica Bacias Catarinenses, que está orçado em R$ 4 milhões. Parcerias já estão previstas, a Rede de Monitoramento Hidrometeorológica, Integração e Expansão, que poderá contar com aporte do Fundec, Fehidro e União. “Com todas essas informações poderemos saber onde, quando e até mesmo quanto vai chover. Assim, as ações serão mais eficazes e podemos afirmar que salvaremos vidas,”disse.

Dentro da planilha de apresentação, Hobus destacou ainda o Complexo Cubatão/Cachoeira, em Joinville, que há anos aguardava recursos do Governo Federal e que recentemente o projeto foi aprovado.

Treinamentos, Simulados de Desastres Naturais, Defesa Civil nas Escolas, Redragagem do Rio Tubarão, Canal de Laguna e Plano de Contingência também foram lembrados como projetos a serem executados. A intenção de Hobus é tornar a Defesa Civil autossuficiente.